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Por retrofuture
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Em seu poema "No meio do caminho", o poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade retrata, figuradamente, os obstáculos enfrentados pelo ser humano durante sua jornada. Em analogia a isso, a persistência do preconceito linguístico é um contratempo na contemporaneidade brasileira, visto que esse se origina na construção de um padrão linguístico, que considera como errado todas as variações que diferem do modelo imposto. Destarte, é fundamental analisar essa problemática, cujas principais causas são as diferenças socioeconômicas e a aversão aos regionalismos típicos de algumas áreas do país.

É imprescindível, a princípio, citar que a intolerância linguística surge nas diferenças econômicas e sociais brasileiras. Isso se dá pelo fato das classes menos favorecidas do Brasil, geralmente, dominarem as línguas mais informais, devido às oportunidades limitadas e às dificuldades enfrentadas no decorrer da vida escolar. Prova disso é que, segundo pesquisas feitas pela Fundação Lemann, em 2019, as escolas públicas do Brasil são frequentadas por cerca de 70% das crianças do país, porém somente metade delas saberão ler antes dos 8 ou 9 anos e, quando chegarem aos 21, apenas 15% estarão na universidade. Logo, verifica-se uma falha no sistema educacional, corroborando para que o preconceito linguístico se perpetue.

Ademais, é importante destacar que a aversão aos regionalismos típicos de algumas áreas do país, juntamente às diferenças socioeconômicas, acentuam o preconceito linguístico. Nesse contexto, tristemente, a existência do prejulgamento acerca de outras modalidades da língua características de certas regiões do país é um reflexo da valorização de um padrão linguístico criado pela consciência coletiva. No entanto, segundo Michel Foucault, filósofo e ativista francês, para que ideias errôneas construídas ao longo da história sejam desmistificadas, é necessário que as pessoas saibam que são mais livre do que pensam. Assim, mudanças nos valores da sociedade mostram-se fundamentais.

Fica nítido, portanto, que a persistência do preconceito linguístico no Brasil ainda é um problema recorrente. Com o objetivo de amenizar esse quadro lamentável, é imprescindível que o Ministério da Educação, em ação conjunta ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio de suas secretarias educacionais estaduais e municipais, inclua nos materiais didáticos multidiciplinares a abordagem do tópico "variações linguísticas", enfatizando assim a questão dos dialetos. Somado a isso, a mídia pode auxiliar, fomentando a difusão de informações acerca do preconceito linguístico, por intermédio dos meios de comunicação de massa, como a radiofônica e televisiva, a fim de alcançar uma maior parcela da população. Assim, como disse Paulo Freire: "Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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