Avatar do usuário
Por elloysa
Quantidade de postagens
#128516
A produção "Breaking Bad", manifesta em um de seus episódios a vida de Jesse, um jovem viciado em heroína e entre outros entorpecentes, que em uma noite após fazer o uso excessivo com sua companheira, perde a mesma para uma overdose. Fora da ficção, observasse ser possível encontrar diversos casos assim como o de Jesse, tendo em vista que o consumo de drogas é um desafio universal. Tal fator provoca inúmeras chagas como o aumento ao número de jovens usufruidores, e o aumento de usuários sem-teto.

Em primeiro lugar, é de valor hediondo ressaltar que a falta de instrução educacional a jovens vigentes na sociedade brasileira é determinante para o agravamento desse cenário. Acerca disso, o documentário "Tome suas pílulas: Xanax", conta a história de dependentes químicos, cuja grande maioria teve seu vício desenvolvido na adolescência, por falta dos intrínsecos ensinamentos e alerta sobre a dependência em narcóticos. Dessa maneira, a persistência do uso de ilícitos está diretamente relacionada à falha estatal de cumprir o seu dever como órgão nacional e precaver o alavancamento da proporção de crianças e jovens adictos.

Em segundo lugar, é fundamental acentuar a lacuna existente ao incentivo ao tratamento e inclusão de indivíduos desabrigados. Nesse sentido, o filme "Ultima parada 174", fala sobre a vida de um adolescente cujo vive em situação de rua desde que perdeu sua mãe, e sem saber como lidar com essa hostil situação, se rende aos estimulantes. Dessarte, analogamente à obra cinematográfica, é encontrado muitos casos assim como do personagem, uma vez que isso ocorra, é fatal a falta de ações de controle e ajuda ao cidadão nessa conjuntura.

Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, cabe ao Estado, como autoridade governamental, implementar projetos e campanhas de trabalho social, implantados em escolas públicas, a fim de mudar o âmbito vivido por esses adolescentes. Ademais, ser elevado o número de centros de reabilitação e ajuda para usuários, sendo os mesmos gratuitos e em locais de fácil acesso, para aumentar o número de buscas por ajuda. Com isso, o Brasil se tornará um país que garante a ampla defesa dos direitos fundamentais a seus cidadãos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por lais458
Quantidade de postagens
#128530
@elloysa

- Sua introdução apresenta bem o tema, mas poderia ser mais direta ao expor sua tese sobre a questão das drogas na sociedade.
- Sugestão: Apresente claramente sua opinião sobre o assunto logo no início da redação.
- Seus argumentos são pertinentes, porém seria interessante explorá-los com maior profundidade.
- Utilize dados estatísticos ou informações concretas para embasar seus argumentos e reforçar a gravidade do problema.
- Faça uma conexão mais clara entre os exemplos citados (como "Breaking Bad" e "Última Parada 174") e as causas do uso de drogas na sociedade.
- Sua proposta de intervenção é adequada, mas pode ser enriquecida com detalhes específicos sobre como essas medidas serão implementadas.
- Procure mencionar quem serão os agentes responsáveis pela execução das ações propostas e como elas serão financiadas pelo governo.
- Fique atento à coerência entre as partes do texto para garantir uma progressão lógica dos argumentos apresentados.
- Evite repetições excessivas de palavras ou expressões ao longo do texto.
- Varie o uso de conectivos para tornar a leitura mais fluida e coesa.

Em resumo, você possui boas ideias em relação ao tema escolhido, mas é importante trabalhar na estruturação dos argumentos e no desenvolvimento das ideias apresentadas. Lembre-se também da importância de revisar seu texto quanto à ortografia, pontuação e concordância verbal/nominal. Com dedicação aos aspectos apontados acima, você certamente poderá melhorar ainda mais sua escrita!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
138 Exibições
por beatrizbds14
0 Respostas 
96 Exibições
por Bibytriz100
0 Respostas 
78 Exibições
por Samanth44
0 Respostas 
86 Exibições
por Samanth44
1 Respostas 
97 Exibições
por ttvi4n
A nova população idosa mundial
por sempena16    - In: Outros temas
0 Respostas 
87 Exibições
por sempena16
0 Respostas 
101 Exibições
por nobishy1
Os desníveis do ecossistema mundial.
por mari4cl4r4    - In: Outros temas
0 Respostas 
63 Exibições
por mari4cl4r4
O estado crítico do meio ambiente mundial
por Anq    - In: Outros temas
4 Respostas 
177 Exibições
por Drpdc
0 Respostas 
72 Exibições
por Wemadu

O escritor Carlos Drummond de Andrade, em seu poem[…]

Aldous Huxley defende: "Os fatos nã[…]

Segundo o Art.205 da Constituição Fe[…]

Zenebra vc poderia corrigir minha redaç&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM