Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#55689
O mito da caverna, de Platão, descreve a situação de pessoas que se recusavam a observar a verdade devido ao medo de sair de sua zona de conforto. Fora da alusão, a realidade caracteriza-se com a mesma problemática no que diz respeito a persistência de relacionamentos abusivos na sociedade moderna. Nesse contexto, em razão do machismo e da falta de debate, emerge um problema complexo, que precisa ser revertido.
Em primeiro lugar, é importante salientar que o machismo é uma causa latente do problema. Segundo Simone de Beauvoir em sua obra O Segundo Sexo, a humanidade é masculina e o homem não define a mulher em si mas relativamente a ele, a fazendo não ser considerada um ser autônomo. Sob esse viés, pode-se afirmar que a sociedade com sua cultura machista e patriarcal, continua retirando a autossuficiência da mulher ao submetê-la a um homem, tornando complicada a saída de uma relação abusiva já que sempre foram instruídas a serem submissas e tratar agressões psicológicas e físicas com normalidade, fazendo a condição de vítima transformar-se em comodidade.
Além disso, outra causa para a configuração do problema é a falta de debate. De acordo com Albert Einstein, é mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito. Nessa perspectiva, o machismo age continuamente em nossa sociedade pelo silenciamento dessa problemática, a violência contra a mulher é uma pauta que não recebe tanta atenção como deveria, contribuindo com o desconhecimento da população e a perpetuação do machismo estrutural.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso é preciso que o Governo Federal em parceria com os Ministérios da Educação, Justiça e Cidadania juntamente com as demais frentes parlamentares tomem medidas para que haja uma maior conscientização dos indivíduos, com palestras e campanhas nas escolas e faculdades, fazendo-os refletir sobre o machismo e como essa questão é silenciada. Essas ideias precisam ser reforçadas por meios de leis, com a finalidade de realmente proteger a vida das mulheres. Ademais, é preciso potencializar, abrir espaço e dar importância as pautas feministas, para que as mulheres se sintam encorajadas a combater tamanha impetuosidade contra sua integridade. A partir dessas ações, poderá se consolidar um Brasil melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

jherodrigues o que é arremataç&at[…]

A Xenofobia no Brasil

Em um reality show chamado "Big Brother Brasi[…]

Geralcinoj Você poderia corrigir, por fav[…]

A Lei nº 9.605 estabelece que é crime […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM