• Avatar do usuário
#80174
Manoel de Barros grande poeta pós-modernista, desenvolveu em suas obras uma "teologia do traste", cuja principal característica reside em dar valor às situações frequentemente ignoradas ou esquecidas. Segundo a lógica barrosiana é preciso, portanto, valorizar também a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira, já que grande parcela social não enxerga tal entrave com devida relevância. Assim Vale ressaltar que a ausência de medidas governamentais e o feminicídio são fatores que devem ser combatidos.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a violência contra a mulher. Nesse sentido, esse problema tem se agravado com a pandemia, que impulsionou uma maior convivência, fazendo com que os casos aumentassem. Essa conjuntura, o filósofo contratualista John Locke, configura-se como violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a segurança, o que infelizmente é evidente no país.

Em uma segunda análise, é fundamental apontar a desigualdade de gênero, uma das maiores causas desse problema. Segundo o site, o globo, durante os meses do isolamento social devido a pandemia do covid-19, houve um aumento de 16% no número de feminicídios no Brasil. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o MJSP (ministério da justiça e segurança pública), por intermédio de verbas governamentais, disponibilize leis que realmente funcionem, para que mulheres não tenham medo de denunciar, a fim de que as mesmas obtenham suas devidas proteções. Assim se consolidará uma sociedade mais ampla, onde o estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Redação ENEM 2021

Aqui está a minha análise da sua red[…]

Obrigado, se possível, corrija a minha do E[…]

@eurodrigo poderia dar uma olhada?

Correção flash • Modelo ENEM […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM