Por alunaenem
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De acordo com dados do Instituto Maria da Penha, a cada 7,2 segundos uma mulher é vítima de violência física, o que posiciona o país em 5º lugar mundial em feminicídio. Assim, os principais fatores envolvidos nessa problemática são: o patriarcalismo e a impunidade dos criminosos. Dessa forma, podemos observar que essa problemática persiste por ter raízes históricas e ideológicas, além da ineficácia de leis.
Diante disso, cabe ressaltar, primeiramente, que em meio a uma sociedade patriarcal originada desde os tempos primordiais, a figura feminina sempre foi vista como submissa ao homem. O artigo 5º da Constituição Federal de 1988, garante direitos iguais sem distinção de qualquer natureza. Porém, é notório que à uma quebra constitucional, uma vez que as mulheres sofrem com a violência, seja ela física, psicológica ou emocional.
Além disso, é importante evidenciar a falta significativa de punição aos criminosos, o que causa um maior número de casos de agressões. Tendo isso, a lei Maria da Penha foi criada com a finalidade de impedir homens a cometerem violência doméstica, penalizando-os com multas e detenções. Contudo, por medo das agressões e até mesmo da morte, as vítimas não denunciam as agressões, tornando assim a lei ineficaz.
Portanto, para reduzir a violência contra a mulher, sugere-se ao governo uma intensificação na fiscalização, através de leis que protejam as vítimas femininas, e que exijam a igualdade de gênero. Em relação a punição dos criminosos, o Ministério de Segurança deve criar punições mais severas para aqueles que não cumprirem as leis. Somando-se a isso o Ministério de Educação deve investir em projetos escolares, com o intuito de formar cidadãos mais conscientes. Dessa maneira, dar-se-á o primeiro passo para mudar esse cenário.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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