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Por Liiiviana
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No seriado brasileiro "Coisa mais linda", a personagem Nadia sofre agressões físicas ao dia a dia pelo seu marido. Nesse sentido a persistência da violência contra a mulher também é uma realidade na sociedade brasileira, que apresenta um vasto problema. Perante isso, a solução ou a minimização deste problema e combater os antigos pensamentos e a omissão do estado.
Diante desse cenário, os antigos pensamentos motiva a perpetuação da persistência da violência contra a mulher na sociedade. Com isso, a obra "Casa-grande e senzala", escrita em 1933, denúncia as tendências nacionalistas, de seguir costumes e hábitos considerados "normais", que contribui para o atraso de perspectiva e senso crítico, mantendo a persistência ainda presente na sociedade, onde muitas ainda sofrem em silêncio. Assim, não é aceitável ter esse apagamento de comportamento, visto que a pátria, anseia por uma nação igualitária e assegurada de todos os direitos.
Ademais, a omissão estatal influência estas situações na sociedade. Nesse viés, no seriado também brasileiro "Bom dia, Verônica" a personagem Selma, vivência a violência gerada por seu marido, o qual ocupa um cargo público como agente policial. Seguindo essa lógica, como o problema poderá ser resolvido, quando aqueles que devem proteger e escutar, enfatiza a problemática? A esse respeito, o livro "Cidadão de papel" diz que o Brasil e sua legislação não funciona de forma eficaz e os direitos deveria ser garantidos para todos, entretanto, só está no papel.
Há de combater, portanto, a insistência da violência contra o sexo feminino na sociedade brasileira. Nisso, as escolas -instituições de desenvolvimento e identidade- devem anular estes antigos pensamentos associado a violência, por meio de palestras com atividades pedagógicas e ações comunitárias para sensibilizar a sociedade que estas práticas não são humanitárias. Essas iniciativas, terá a finalidade de mobilizar o estado e fazer com que a realidade de Lidia e Selma, seja apenas um drama fictício.
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COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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