De início, entende-se que o fato de muitas jovens estarem presas em relações tóxicas é um fator crucial para a existência deste entrave na sociedade, isso acontece na maioria das vezes por conta da manipulação vinda de seus companheiros e chantagens emocionais, uma vez que elas "são incapazes" de se portarem socialmente. Segundo Durkheim, o fato social é uma maneira de agir e pensar. Seguindo essa linha de pensamento, nota-se que o problema, lamentavelmente, já tornou-se cotidiano e a população habituou- se a ele. Assim, em virtude dessa alienação, a insistência da violência feminina persiste no corpo social.
Além disso, o fato de milhares de mulheres serem manipuladas a estarem em situações de extrema toxicidade se conecta a questão do pensamento submisso em que elas se encontram, também dificulta a atenuação do impasse, em virtude, exclusivamente, de muitos de seus companheiros, por exemplo, acabarem por contribuir com seus pensamentos machistas. Conjuntamente, é possivel constatar, a partir da literatura machadiana, que o homem é visto como um ser corrompido e sem princípios, no qual é imoral frente aos obstáculos. Desse modo, ao enxergar a permanência da atual problemática em que está se tratando, compreende-se, inegavelmente, a existência dessa conduta passiva e ineficaz praticada pelo cidadão brasileiro, já que ele inclina-se a ser insignificante.
Em suma, torna-se imprescindível a resolução do impasse. A fim de contribuir contra o empecilho que ainda alastra a sociedade atual, o Estado, em parceria com ONGS que colaboram para a erradicação de todas as formas de violências cometidas contra as mulheres - como Artemis- deveriam trazer mais orientações sobre o assunto, por meio de ações sociais em bairros e comunidades, principalmente periféricos, incluindo informações transmitidas por televisivos e redes sociais. Desse modo, o cidadão passará a adotar uma conduta mais assertiva e benéfica em prol do bem social - contrariando, então, a visão de Machado de Assis.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.