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Por ywclara
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No século XVIII, o movimento filosófico chamado "Iluminismo" desencadeou na sociedade uma série de revoltas e revoluções para melhores condições de vida e, sobretudo, de direitos sociais e civis. Paralelo a isso, ao analisar a questão da persistência da violência contra a mulher na vida hodierna, percebe-se que há uma necessidade de uma nova luta social para a solução do problema. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam o fato de muitas cidadãs estarem atreladas a relacionamentos tóxicos e também uma questão bastante discutida e já vista na história da sociedade; mulheres serem submissas a homens.

De início, entende-se que o fato de muitas jovens estarem presas em relações tóxicas é um fator crucial para a existência deste entrave na sociedade, isso acontece na maioria das vezes por conta da manipulação vinda de seus companheiros e chantagens emocionais, uma vez que elas "são incapazes" de se portarem socialmente. Segundo Durkheim, o fato social é uma maneira de agir e pensar. Seguindo essa linha de pensamento, nota-se que o problema, lamentavelmente, já tornou-se cotidiano e a população habituou- se a ele. Assim, em virtude dessa alienação, a insistência da violência feminina persiste no corpo social.

Além disso, o fato de milhares de mulheres serem manipuladas a estarem em situações de extrema toxicidade se conecta a questão do pensamento submisso em que elas se encontram, também dificulta a atenuação do impasse, em virtude, exclusivamente, de muitos de seus companheiros, por exemplo, acabarem por contribuir com seus pensamentos machistas. Conjuntamente, é possivel constatar, a partir da literatura machadiana, que o homem é visto como um ser corrompido e sem princípios, no qual é imoral frente aos obstáculos. Desse modo, ao enxergar a permanência da atual problemática em que está se tratando, compreende-se, inegavelmente, a existência dessa conduta passiva e ineficaz praticada pelo cidadão brasileiro, já que ele inclina-se a ser insignificante.

Em suma, torna-se imprescindível a resolução do impasse. A fim de contribuir contra o empecilho que ainda alastra a sociedade atual, o Estado, em parceria com ONGS que colaboram para a erradicação de todas as formas de violências cometidas contra as mulheres - como Artemis- deveriam trazer mais orientações sobre o assunto, por meio de ações sociais em bairros e comunidades, principalmente periféricos, incluindo informações transmitidas por televisivos e redes sociais. Desse modo, o cidadão passará a adotar uma conduta mais assertiva e benéfica em prol do bem social - contrariando, então, a visão de Machado de Assis.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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