Em princípio, vale ressaltar que a débil ação do poder público possui íntima relação com o revés. Acerca disso, Thomas Hobbes evidencia que é função do estado promover meios que garantam o progresso da coletividade. As autoridades, todavia, vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que possuem um papel inerte em relação a violência às mulheres e, por consequência disso, as mesmas são submetidas à esses crimes, onde rogam por mais eficiência da parte do estado. Assim, parcelas dessas vítimas vivem à margem da sociedade, que não possui políticas públicas eficazes. Desse modo é inadiável que a assistência a elas seja alcançada, a partir de medidas governamentais.
Ademais, é indubitável apontar os valores sexistas impregnados na sociedade como impulsionador do problema no Brasil. Segundo Francis Bacon, o comportamento humano é contagioso e torna-se enraizado e frequente à medida que se reproduz. De maneira análoga, é evidente que o machismo é alimentado desde a antiguidade, onde a mulher sempre foi vista como inferior aos homens. Essa situação ocorre porque, infelizmente, a sociedade ainda que evoluída, carrega esses pensamentos decrépitos que não são combatidos com eficiência. Logo, é essencial superar esses preceitos que atestam, sobretudo, um cenário intolerante.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Justiça, por meio de reuniões, crie leis mais efetivas para combater a violência. E cabe às pessoas, principalmente os homens, não disseminar o machismo e denunciar os crimes relacionados. Dessa maneira, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros observarão o direito garantido pela Constituição, como uma realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.