Avatar do usuário
Por Lucas15
Quantidade de postagens
#121167
Idealizado pelo filósofo Raimundo Texeira, em 1889,com base nos princípios do positivismo,o lema "Ordem e Progresso" — escrito na bandeira brasileira — expõe um dos objetivos da nação: o avanço da sociedade mediante a defesa da ordem. A efetivação desse objetivo, porém, mostra-se distante, uma vez que a persistência da violência contra a mulher no Brasil configura um grave desafio a ser enfrentado pela população. Nessa lógica, é preciso analisar não só a negligência do Estado com a segurança da figura feminina, como também a cultura sexista.
Primeiramente, é essencial pontuar que a violência contra a mulher deriva da baixa atuação dos setores governamentais. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por assegurar o bem-estar da população, todavia, isso não ocorre devidamente no Brasil. Dessa forma, a omissão estatal na insuficiente aplicação das leis de proteção podem causar diversos efeitos negativos no corpo social, visto que pode restringir a liberdade e participação das mulheres na sociedade. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.
Além disso, a displicência da sociedade machista também alimenta a problemática. Nesse viés, consoante o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, algumas instituições deixarem de exercer a sua função,operando como "zumbis". À luz da lógica baumaniana, a desigualdade de gênero expõe na face zumbificada da sociedade, dado que, embora seja responsável por aumentar a violência contra a mulher, essa instância se omite de sua responsabilidade social. Dessa forma, é preciso que essa instituição adote um novo posicionamento para que fortaleça os esforços para combater essa violência.
Portanto, é necessário adotar medidas para solução do impasse. A União — órgão responsável pelo estabelecimento dos direitos sociais — deve realizar o investimento maciço de recursos em programas de prevenção da violência, por meio da ação conjunta do Ministério das Mulheres, a fim de diminuir a violência de gênero. Com essas medidas, dessarte, será possível converter o objetivo elencado na bandeira nacional em realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
43 Exibições
por Robson61618
0 Respostas 
40 Exibições
por Robson61618
0 Respostas 
44 Exibições
por Robson61618
0 Respostas 
52 Exibições
por kaiow
0 Respostas 
45 Exibições
por Liz2005
0 Respostas 
65 Exibições
por Helanna2022
0 Respostas 
55 Exibições
por Gabrielly13
0 Respostas 
116 Exibições
por Gubyx
6 Respostas 
389 Exibições
por Johann
0 Respostas 
65 Exibições
por Pedroana
Enem 2023

A Constituição Federal de 1988, infl[…]

É comum vermos comerciais direcionados ao p[…]

As redes sociais podem ser usadas tanto para as co[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM