Na peça de teatro de Gil Vicente, titulado de A farsa de Inês Pereira, é um bom exemplo de machismo nos tempos antigos do século XVI, onde nele mostra a história de uma mulher que se vê obrigada a passar o dia em meio às tarefas domésticas. Dessa forma, a única maneira de sair desse sofrimento diário era casando-se com um homem idealizado e rico, com isso se casou com um homem onde a obrigou a ficar trancada o dia inteiro em sua casa, mostrando assim o controle dos homens pelas mulheres naquela época.
Outro caso de machismo na sociedade atual é no Afeganistão, sobre o regime do Talibã, onde em uma reportagem mostra meninas e mulheres tendo suas vidas escolares e de trabalho proibidas, desse modo, impedidas de estudar e trabalhar. Onde quaisquer formas de protestos, era seguido de agressão física, desrespeitando totalmente os direitos humanos. A falta de mulher na política do Afeganistão, interfere muito na desigualdade de gênero, consequentemente permitindo a violência descarada contra as mulheres.
Vemos que, o alto índice de violência contra pessoas do sexo feminino, e a falta de mulheres na política em muitos países, fazem com que elas percam o direito de fala e de expressão. Contudo, torna-se dever do estado proteger as mulheres da violência, sendo tanto física quanto moral. No entanto, para acabar com a origem do problema é necessário ensinar política nas escolas, falar sobre a questão da desigualdade de gênero e a valorização da mulher e seus valores em uma sociedade. Como Simone de Beauvoir disse "de modo a desconstruir desde cedo ideias preconceituosas que são potenciais estimulantes para futuros comportamentos violentos".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada