Sob esse viés, é evidente que machismo no Brasil é normalizado, pois muitas mulheres são vítimas dessa violência cotidianamente e não percebem. Segundo o filósofo Aristóteles, a mulher pode ser definida como um homem inferior, nesse sentido, é possível evidenciar a maneira na qual essa desvalorização da mulher é presente na sociedade de maneira geral desde o tempos antigos. Torna-se em destaque, assim, a ineficácia do sistema brasileiro em resolver essa problemática com algum tipo de eficiência, já que ocorrem atitudes machistas de maneira periódica, porém é ignorado e dito como algo comum por diversos indivíduos.
Consequentemente, essa mentalidade inferiorizando o gênero feminino leva a casos mais extremos, onde ocorre a violência contra a mulher de maneira verbal e física. Sendo assim, essa falta de apoio as vítimas faz parte de uma série de leis, tal como Maria da Penha, que são mal aplicadas no sistema social do país, com falta de profissionais e de conscientização da população geral. Diante disso, percebe-se a ausência de amparo as vítimas, que muitas vezes são ignoradas, sofrendo mais abusos, assim tendo sua mentalidade corrompida.
Conclui-se, portanto, que são necessárias medidas para solucionar os casos da persistência da violência à mulher, de maneira que, a fala do filósofo Aristóteles não represente mais um pensamento frequente na sociedade brasileira. Para tanto, é dever dos órgãos governamentais, tal como o Ministério da Educação, responsável por gerir a educação do país, criar campanhas que vissem conscientizar a população acerca do machismo presente de forma geral, por meio de redes sociais, como o Instagram e Facebook. Paralelamente, é preciso trabalhar sobre a falta de amparo as vítimas. Assim, será possível que o Brasil viva outra realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada