Em primeira análise, é importante notar que a violência contra a mulher no Brasil tem origens ligadas à formação da própria sociedade brasileira. Destaca-se, nesse sentido, o conceito de Sociedade Patriarcal, uma organização social na qual a figura masculina está no centro das relações humanas, políticas e econômicas. Tal conceito está altamente vinculado à origem da sociedade brasileira, na qual o homem detinha o papel de Senhor de Engenho, o qual possuía bens, terras e escravos, enquanto a mulher estava sempre em uma posição inferior. Desse modo, o ideal de superioridade masculina esteve presente nos âmbitos social e cultural brasileiros ao longo da história, o que contribui para a disseminação de práticas violentas contra a figura feminina.
Sob tal ótica, cabe ressaltar que a cultura brasileira é recheada de símbolos que estimulam o problema retratado. Na obra "A Dominação Masculina", de Pierre Bourdieu, o sociólogo francês afirma que a violência contra a mulher é um tipo de violência simbólica, ou seja, uma relação de poder sustentada por símbolos culturalmente aceitos. Com isso, pode-se apontar como exemplo desses símbolos o fato da mulher ser ensinada desde cedo a realizar afazeres domésticos, vestir-se de forma discreta e obedecer às vontades do "homem da casa".
Portanto, a problemática da persistência violência contra a mulher no Brasil tem, em suas raízes, caráter cultural e simbólico. Assim, é necessário que o Ministério da Educação incentive a realização de campanhas e palestras nas escolas com a temática da dominação masculina e das diferentes práticas de violência, com o intuito de reeducar a sociedade brasileira, pois como já foi dito pelo filósofo Pitágoras: "Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 176
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 164
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 176
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.