Dessa forma, em primeira análise, é importante destacar a ineficiência de leis para combater os casos de violência contra a mulher. Nesse sentido, com a impunidade dos agressores, as vítimas ficam expostas e tendem a sofrer uma nova agressão, uma vez que não há medidas rígidas de proteção às mulheres. Nessa conjuntura, em sua obra "O príncipe ", Nicolau Maquiavel afirma que é dever do Estado promover o bem-estar de sua nação, o que não acontece no Brasil, onde o Governo não trabalha para formular leis que sejam eficientes em sua função.
Outrossim, a mentalidade antiquada do povo tupiniquim, torna-se mais uma propulsora do caso em questão. Sendo assim, a população naturaliza a violência contra a mulher, ficando alheia a tal situação. Por conseguinte, tais atitudes se transformam em algo cada vez mais comum, em que a população fecha os olhos para as agressões e a mulher, por sua vez, fica mais vulnerável. Logo, é inaceitável que esse cenário perpetue.
Depreende-se portanto, de medidas necessárias para sanar essa problemática. Para isso, o Estado deve propor ao Ministério da Justiça a reformulação das leis no que diz respeito à integridade da mulher, para que sejam mais rígidas e a pena, estendida aos agressores. Ademais, a conscientização da população deve ser feita por meio de palestras com o intuito de pautar a importância da denúncia .Dessa maneira, o Estado cumprirá sua função é a população ficará ciente do problema, não sendo esta, um escândalo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.