A princípio, a violência contra a mulher, do ponto de vista histórico brasileiro, é herdado de uma cultura com raízes em uma sociedade escravocrata, construída a partir de um modelo colonizador que aqui se instalou. São constantes as notícias sobre assédio sexual sofrido por mulheres em espaços públicos e privados, demonstrando a normalidade da postura machista da sociedade brasileira, que é comprovada quando a mulher, chegando à delegacia, é acusada de provocar a situação, graças à roupa que estava vestindo.
Ademais, de acordo com o historiador Julles Mechelet, a missão da mulher, ainda no século XIX, era devotar-se tudo aceitar e saber resignar-se, enquanto que o homem era tido, por definição, como fogoso, impietoso e transbordante de energia física e sexual. Aparentemente, atualmente, essa é uma ideia que tem tido continuidade, apesar do passar dos tempos, resultando da falta de ensinamento desde pequenos, tanto da parte educacional, em escolas e colégios, quando da parte familiar.
Portanto, fica claro que medidas são necessárias para atenuar essa problemática. Em vista que, a sociedade sofre com a herança social e falta de consientização. Cabe aos professores e diretores, juntamente com emissoras de TV aberta, promoverem companhas de apoio a igualdade de gênero, por meio promover a consientização. Cabe também ao governo, aplicarem corretamente a lei, abrindo novas delegacias para o apoio da mulher e punir severamente o violentador. A fim de criar uma sociedade mais estável e consciente, para que, enfim, tenhamos igualdade de gênero, e, assim, diminuir a violência contra a mulher na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada