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#54670
A constituição federal de 1988, assegura os direitos e o bem-estar da população. Entretanto, as mulheres continuam lutando contra a violência de gênero, se titula violência qualquer ato que tem como objetivo machucar fisicamente ou psicologicamente, na sociedade brasileira.
De acordo com o site “Mapa da violência”, o número de feminicídios aumentou 230% nas últimas três décadas. O dado confirma um cenário alarmante, no qual o sistema de segurança brasileiro é falho, com altos índices de feminicídios.
Outrossim, mesmo com a criação de programas como a Central de Atendimento à Mulher(ligue 180), que tem o intuito de reduzir a violência contar a mulher. Contudo os índices segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas pra os Direitos Humanos (ACNUDH), o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de Feminicídio.
Portanto, é imprescindível a atuação de ONGs juntamente com o ministério dos direitos humanos para realizar palestras de conscientização de violência sexista, viabilizar debates e a elaboração de leis mais rígidas pelo poder público, por meio dessas medidas assegurar os direitos das mulheres e minimizar a persistência dos casos de violência sexista no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#55122
Miniglossário
Desvio: problema de gramática ou de convenções de escrita.
Falha: problema de estrutura sintática.
Inadequação: problema de coesão.
Monobloco: redação constituída por um único parágrafo, configurando um bloco maciço de períodos sem qualquer organização paragráfica identificável.
Operadores argumentativos: elementos que são responsáveis pelo encadeamento dos enunciados, estruturando o texto e determinando a orientação argumentativa.
Parte embrionária: introdução, argumentação ou conclusão muito curta devido a sua pouca produção.
Sem direção: redação que apresenta informações, fatos e opiniões de forma caótica ou desconexa, isto é, um aglomerado de palavras, frases ou ideias que não se articulam entre si em defesa de um ponto de vista.
...
...
Correção da redação
Usuário(a): @Anajubi

Tipo de correção:
(X) Detalhada
(X) Completa

Legenda:
desnecessário ou redundante
(elementos da proposta de intervenção)
erro correção
linguagem confusa
mandou bem
"melhorável" sugestão
(w): observação
repetição

A constituição federal Constituição Federal de 1988, assegura os direitos e o bem-estar da população. Entretanto, as mulheres continuam lutando contra a violência de gênero, se titula. Titula-se violência qualquer ato que tem como objetivo machucar fisicamente ou psicologicamente (1), na sociedade brasileira. (2)
De acordo com o site “Mapa da violência”, o número de feminicídios aumentou 230% nas últimas três décadas. O dado confirma um cenário alarmante, no qual o sistema de segurança brasileiro é falho, com altos índices de feminicídios.
Outrossim, mesmo com a criação de programas como a Central de Atendimento à Mulher (ligue 180), que tem o intuito de reduzir a violência contar a mulher. Contudo, (3) os índices segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas pra os Direitos Humanos (ACNUDH), o Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de Feminicídio feminicídio.
(4)
Portanto, é imprescindível a atuação de ONGs (agente), juntamente com o ministério dos direitos humanos Ministério dos Direitos Humanos (agente), para realizar palestras de conscientização de sobre a violência sexista (ação), além de viabilizar debates e a elaboração de leis mais rígidas pelo poder público (ação), por. Por meio dessas medidas, será possível assegurar os direitos das mulheres e minimizar a persistência dos casos de violência sexista no Brasil (finalidade). (5)

Observações:
(1) Trecho desarticulado com o restante do parágrafo.
(2) Não há uma tese explícita.
(3) Retire esse "contudo" e não comece um novo período. Note que, sem a minha correção, a ideia da primeira frase tinha ficado incompleta
(4) Parágrafos pouco desenvolvidos e majoritariamente expositivos. Procure argumentar mais.
(5) Faltaram o meio e o detalhamento. Repare que, embora você tenha usado a expressão "por meio", ela não indica como será realizada a proposta, mas sim que resultado espera-se obter a partir dela.

Notas:
C1 - 160
Justificativa: há poucos desvios gramaticais e três falhas na estrutura sintática.
C2 - 160
Justificativa: não há nenhum repertório produtivo.
C3 - 80
Justificativa: há um excesso de exposição. Fortaleça a argumentação e o projeto de texto.
C4 - 160
Justificativa: boa articulação. Você não atinge a nota máxima porque não há nenhum operador argumentativo intraparagrafal correto nem no D2 nem na conclusão.
C5 - 120
Justificativa: proposta com apenas três dos cinco elementos necessários.

Total - 680
Continue praticando!!! Conte comigo para melhorar!!!


Referências
Material de leitura dos corretores do ENEM: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html

...
Se puder, doe para o projeto, por favor: donation/index.html
Os usuários que contribuírem terão benefícios no meu sistema de correções.

...
Ei, que tal agora corrigir os textos de outras pessoas? Continue este ciclo!
Você pode consultar a tabela oficial dos corretores do ENEM no link abaixo:
apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
#55127
Materiais de apoio sugeridos para você:

Competência 1
Exercícios diagnósticos - Descubra suas dificuldades: exercicios-diagnosticos-com-gabarito-de ... 29204.html

Competência 2
Repertório sociocultural (opcional): repertorio-sociocultural-c2-t15074.html
Tipo dissertativo-argumentativo (opcional): tipo-dissertativo-argumentativo-c2-t15073.html

Competência 3
Projeto de texto: projeto-de-texto-c3-t15094.html
Lógica da argumentação (opcional): logica-da-argumentacao-c3-t15124.html

Competência 4
Mecanismos coesivos (opcional): mecanismos-coesivos-c4-t15139.html

Competência 5
Proposta de intervenção: proposta-de-intervencao-c5-t15145.html

EXTRA
Vídeo "Violência contra a mulher: dados e definições", do canal Politize!

Bons estudos! ;)

Na Grécia antiga, o mundo se deparou com a […]

No artigo 5º da Constituição af[…]

É notório, que as cidades brasileira[…]

GlendaMorais oi, poderia dar uma olhada?

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