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#42411
A exclusão social
Não restam dúvidas que a invisibilidade social está presente no Brasil,principalmente, nas grandes cidades onde há uma enorme quantidade de pessoas e poucas condições de emprego. Isso é ruim, porque aumenta o número de moradores de rua e consequentemente a violência urbana. Com base nisso, é válido discutir sobre os aspectos psicossociais dos brasileiros.
Primeiramente, nota-se que as pessoas distinguem outras de acordo com a classe social de cada uma e isso gera problemas sociais, visto que cada profissão é digna e eficiente para a sociedade. Ademais, a violência está vigente nessa problemática como por exemplo um mendigo que foi agredido por dois empresários no Mato Grosso (MT), é evidente que o sem-teto é visto apenas com um elemento; e não uma pessoa comum.
Além disso, os garis são os profissionais que mais sofrem a desvalorização profissional no meio social. O psicólogo Fernando B. Da Costa vestiu o uniforme e trabalhou por oito anos como gari, varrendo as ruas da Universidade São Paulo e percebeu que os indivíduos os quais o cumprimentava, passavam por ele se bem reconhecerem. Esse tipo de situação é bem triste, pois os sujeitos não entendem que sem eles as ruas estariam sujas e por consequência provocaria problemas ambientais.
Portanto, a invisibilidade social no Brasil é um fator que gera distância entre a população e o trabalhador o que ocasiona em uma sociedade dividida apenas pelo simples fato de considerar um serviço braçal inferior aos demais. Para isso, é necessário que o Governo Federal e o MEC(Ministério da Educação), elaborem políticas que visem na construção de um mundo melhor como a criação de um projeto que torne obrigatória a realização de palestras sobre empatia nas escolas brasileiras, para que possa mostrar aos alunos a dependência de toda a população nos trabalhadores marginalizados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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