Considerando a intolerância religiosa, enquanto na lei do Estado, é defendida nas páginas da Constituição que garantem a liberdade religiosa e a liberdade de expressão, na sociedade atual é visto que, nada declarado nas leis que defendem os direitos humanos é colocado em prática. O Brasil é rico em diversidades, tanto culturais quanto nas religiões, tendo esse mister, são notados falhas nas leis, dito como: relaxamento do Estado frente às necessidades humanas, como a harmonia social.
Acerca dessa lógica, a carência de políticas públicas para combater qualquer tipo de intolerância contribui para que essa problemática persista no país. Conforme o sociólogo Karl Marx, sua teoria do "Silenciamento dos Discursos" se encaixa nessa realidade, onde muitos temas são omitidos a fim de ocultar das mazelas sociais, dificultando a manutenção humana.
Dessa forma, é perceptível a depressão social em relação às diferenças de dogmas, e que esse preconceito ainda é entranhado no Brasil, necessitando de métodos de combate como investimento do Tribunal de Contas junto ao Ministério dos Direitos Humanos para criar programas de conscientização, contribuir com a harmonia social, enrijecer as formas de penalidades de quem comete esse crime, realizando atividades em escolas apresentando as diferenças entre religiões, contribuindo assim com a paz e colocar em prática o escrito na Constituição Federal de 1988.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.