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Por Iswbraga
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#60942
Na sociedade brasileira existe um alto índice de obesidade por inúmeros fatores como genéticos,metabólicos e econômicos. Por outro lado, a aversão ao corpo gordo no Brasil é tão grande quanto esse número de pessoas corpulentas. Esse problema persiste em razão da padronização excessiva dos corpos nas mídias sociais e na falta de atenção e amparo diante da violência física e verbal - a chamada gordofobia - que acontece principalmente no âmbito escolar.

Diante desse cenário, observa-se as mídias sociais como principais causadoras do cenário gordofóbico no país. Segundo o filósofo francês Zygmunt Bauman, as redes sociais são muito úteis, entretanto são uma armadilha; tornam-se perigosas, pois, no momento em que expõem corpos ditos perfeitos, comuns e normais com mais frequência, um grande número de pessoas é excluído, transformando-as em seres humanos anormais, que precisam de ajuda nutricional para entrar no padrão estabelecido, assim, quando existe alguém expondo seu corpo fora dele é vítima de ataques virtuais. Dessa forma, as redes sociais são grandes armadilhas, de acordo com Bauman, que contribuem para a persistência da aversão ao corpo gordo no Brasil.

Ademais, tem-se a esfera escolar como um local palco de desinformação, violência e exclusão dos indivíduos acima do peso. A título de exemplo, a “ Miss of The Universe” Nina Souza, conta que teve que lidar com críticas na escola a respeito de seu peso. Associadamente, milhares de estudantes como ela passam pela mesma situação, que leva à exclusão social e isso ocorre devido, principalmente, à falta de atenção dada a esse assunto, que gera desinformação nos alunos e a um maior estranhamento ao corpo gordo nas escolas do país.

Portanto, urge que o Governo Federal atue para amenizar o quadro atual. Para que pessoas acima do peso sejam vistas de forma mais humanitária, é preciso que o Ministério da Educação crie, por meio de verbas governamentais, campanhas publicitárias nas redes sociais e palestras escolares que contenham profissionais capazes de contradizer as inverdades em relação à obesidade na sociedade brasileira,como suas causas. Desse modo, as pessoas podem ver as redes sociais como de fato úteis e deixam de serem armadilhas,como diz Bauman, e além delas, as escolas do país também.
me ajudeeem :cry: :cry:

"Team work makes the dream work"
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por camis23
#61005
@Iswbraga, olá, boa-noite! irei corrigir sua redação, ok?!

Na sociedade brasileira existe um alto índice de obesidade por inúmeros fatores como genéticos, metabólicos e econômicos.(Aqui é necessário que você insira um repertório para iniciar o seu texto, para que, em seguida, você coloque o paralelo entre ele e o cenário atual) Por outro lado(Essa construção não se caracteriza como conector), a aversão ao corpo gordo no Brasil é tão grande quanto o número de pessoas corpulentas(Não é muito afável esse termo). Esse problema(Aqui não é necessário você iniciar um novo período para inserir os fatores que fomentam a problemática.) persiste em razão da padronização excessiva dos corpos nas mídias sociais e na falta de atenção e amparo diante da violência física e verbal - a chamada gordofobia - que acontece ,principalmente, no âmbito escolar.

Diante desse cenário, observa-se as mídias sociais como principais causadoras do cenário gordofóbico no país. Segundo o filósofo francês Zygmunt Bauman, as redes sociais são muito úteis, entretanto são uma armadilha; tornam-se perigosas, pois, no momento em que expõem corpos ditos perfeitos,(Aqui, é necessário você inserir um conector - no caso, iniciar um novo período - para deixar claro que você vai começar a discutir em cima da alusão feita) comuns e normais com mais frequência, um grande número de pessoas é excluído, transformando-as em seres humanos anormais, que precisam de ajuda nutricional para entrar no padrão estabelecido, assim, quando existe alguém expondo (Esses vocábulos que destaquei podem caracterizar o surgimento do Gerundismo, em que, devido a um vício de fala, a pessoa tende a escrever uma sequência de verbos no gerúndio para evidenciar a relação causa e consequência) seu corpo fora dele é vítima de ataques virtuais. Dessa forma, as redes sociais são grandes armadilhas, de acordo com Bauman, que contribuem para a persistência da aversão ao corpo gordo no Brasil.(Você discute o parágrafo, mas ainda apresenta algumas construções aparentemente confusas, mas você tenta aprofundar e apresenta a conclusão do parágrafo fazendo a relação coerente entre a alusão realizada e a discussão feita, porém, repete a mesma construção que utilizou ao definir o pensamento de Bauman, por isso, cautela ao fazer esse arremate)

Ademais, tem-se a esfera escolar como um palco de desinformação, violência e exclusão dos indivíduos acima do peso. A título de exemplo(Escolha um conector), a “ Miss of The Universe”, Nina Souza, conta(Relata) que teve que lidar com críticas na escola a respeito de seu peso. Associadamente, milhares de estudantes como ela passam pela mesma situação, que leva à exclusão social e isso ocorre devido, principalmente, à falta de atenção dada a esse assunto, que gera desinformação nos alunos e a um maior estranhamento ao corpo gordo nas escolas do país.(Aprofunde a discussão, utilize um repertório sociocultural mais universal, mais ligado às áreas de sociologia, história, mídias digitais, entre outros, para que haja um embasamento mais firme no seu parágrafo. Tente ir mais ao cerne da problemática. "A Escola é propulsora de comportamentos hostis às pessoas mais gordas, por que? As interações entre os indivíduos intensifica isso por qual motivo?" Questione-se ao realizar o pré esquema do seu texto)

Portanto, urge que o Governo Federal atue para amenizar o quadro atual. Para que pessoas acima do peso sejam vistas de forma mais humanitária(Há uma ordem na proposta de intervenção, "quem? o quê? como? para quê?" e aqui você fere essa ordem ao inserir primeiramente a finalidade), é preciso que o Ministério da Educação crie, por meio de verbas governamentais, campanhas publicitárias nas redes sociais e palestras escolares que contenham profissionais capazes de contradizer as inverdades em relação à obesidade na sociedade brasileira, como suas causas. Desse modo, as pessoas podem ver as redes sociais como de fato, úteis, e deixarem de serem armadilhas, como diz Bauman, e além delas, as escolas do país também.(A retomada realizada no final do último parágrafo deve fazer referência ao repertório que você utilizou na introdução e não nos demais parágrafos do texto, para que você evidencie o contraponto entre as soluções apresentadas na intervenção e o panorama que você usou como base no primeiro parágrafo)

COMENTÁRIO: O texto obedece aos critérios da produção dissertativa-argumentativa, mas ainda apresenta alguns desvios, sobretudo, na discussão dos desenvolvimentos 1 e 2, no uso dos repertórios, na ordem de fatores da proposta de intervenção, no uso não diversificado - e não adequados em alguns trechos- dos conectores e alguns leves erros gramaticais. Você está se esforçando, permaneça no seu foco e mantenha disciplina.
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