Diante desse cenário, observa-se as mídias sociais como principais causadoras do cenário gordofóbico no país. Segundo o filósofo francês Zygmunt Bauman, as redes sociais são muito úteis, entretanto são uma armadilha; tornam-se perigosas, pois, no momento em que expõem corpos ditos perfeitos, comuns e normais com mais frequência, um grande número de pessoas é excluído, transformando-as em seres humanos anormais, que precisam de ajuda nutricional para entrar no padrão estabelecido, assim, quando existe alguém expondo seu corpo fora dele é vítima de ataques virtuais. Dessa forma, as redes sociais são grandes armadilhas, de acordo com Bauman, que contribuem para a persistência da aversão ao corpo gordo no Brasil.
Ademais, tem-se a esfera escolar como um local palco de desinformação, violência e exclusão dos indivíduos acima do peso. A título de exemplo, a “ Miss of The Universe” Nina Souza, conta que teve que lidar com críticas na escola a respeito de seu peso. Associadamente, milhares de estudantes como ela passam pela mesma situação, que leva à exclusão social e isso ocorre devido, principalmente, à falta de atenção dada a esse assunto, que gera desinformação nos alunos e a um maior estranhamento ao corpo gordo nas escolas do país.
Portanto, urge que o Governo Federal atue para amenizar o quadro atual. Para que pessoas acima do peso sejam vistas de forma mais humanitária, é preciso que o Ministério da Educação crie, por meio de verbas governamentais, campanhas publicitárias nas redes sociais e palestras escolares que contenham profissionais capazes de contradizer as inverdades em relação à obesidade na sociedade brasileira,como suas causas. Desse modo, as pessoas podem ver as redes sociais como de fato úteis e deixam de serem armadilhas,como diz Bauman, e além delas, as escolas do país também.
me ajudeeem
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.