Avatar do usuário
Por anaaugusto
Quantidade de postagens
#128918
No século XV indivíduos não brancos eram privados de liberdade e de condições mínimas de trabalho e vida. Dessa forma, relaciona-se esse fato com a realidade de cidadãos brasileiros, que devido à falta de oportunidades se sujeitam ainda hoje a essas condições. Sendo assim, torna-se cada vez mais comum que indivíduos de baixa renda sejam obrigados a trabalharem em situações degradantes para a obtenção de salários irrisórios. Com efeito, a permanência do trabalho análogo a escravidão ainda é pauta no Brasil. Isso se deve ao racismo estrutural e a desigualdade social ainda enraizados na sociedade.
Diante desse cenário, é valido mencionar que a persistência do racismo na contemporaneidade leva a permanência do trabalho análogo a escravidão. A esse respeito, nota-se que ainda hoje pessoas negras são a maior percentagem de indivíduos em situação de super-exploração do trabalho. A exemplo disso, cita-se a pesquisa feita pelo jornal G1 no qual constatou que os autodeclarados negros ocupam 83% do total de pessoas nessa situação. Sendo assim, os pertencentes a essa etnia sofrem ainda hoje as consequências do racismo que esta impregnado na sociedade desde a colonização.
Ademais, segundo o escritor George Orwell "somos todos iguais, mas alguns são mais iguais do que outros". A partir disso , constata-se que na contemporaneidade há pessoas que não gozam da totalidade de seus direitos básicos, sendo privados do acesso a trabalhos com condições mínimas. Sob essa ótica, uma parcela dos brasileiros possuem poucas oportunidades de estudos e qualificação de trabalho o que os leva a aceitar péssimas condições. Logo, conclui-se que o racismo e as condições desiguais levam a população a margem da sociedade a trabalhos análogos a escravidão.
Portanto, medidas devem ser tomadas para reverter esse quadro. Para isso, cabe ao Governo Federal, órgão responsável por determinar a orientação de uma sociedade, incentivar empresas públicas e privadas a ofertarem percentual de suas vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas. Essa medida deve ser realizada por meio do oferecimento de verbas para a ampliação dessas vagas. Além disso, cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável por promover o ensino de qualidade, ampliara o incentivo há educação de base, por intermédio dacriação de auxilios de permanência escolar. Essas medidas tem como objetivo, graduadamente reduzir o número de pessoas nessas situação de vulnerabilidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Avatar do usuário
Por anaaugusto
Quantidade de postagens
#129300
@ta20 @Castro45 @Flicker2307 @Karlakarine @KaioP366
Eaí, pessoal! Poderiam dar uma olhada nessa redação? Agradeço demais!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
131 Exibições
por tally22bb
3 Respostas 
248 Exibições
por LuizGustavo7
0 Respostas 
64 Exibições
por Cris20K
0 Respostas 
61 Exibições
por Julia321
1 Respostas 
299 Exibições
por Elenah
0 Respostas 
25 Exibições
por Julia0807
2 Respostas 
171 Exibições
por Alinefpena
1 Respostas 
632 Exibições
por caroll88
0 Respostas 
44 Exibições
por Akashic
A permanência do Racismo no esporte Brasileiro
por drica23    - In: Outros temas
0 Respostas 
124 Exibições
por drica23

Aldous Huxley defende: "Os fatos nã[…]

Segundo o Art.205 da Constituição Fe[…]

Zenebra vc poderia corrigir minha redaç&[…]

:D Olá, poderia de fazer um sugestã[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM