Nos dias atuais muito se fala sobre o empoderamento feminino, mas quando os dados são analisados, as pesquisas demonstram que a maior parcela das mulheres se encontram ainda na invisibilidade, exercendo funções como cuidadoras do lar, como cozinhar, lavar, passar e cuidar das crianças, entre muitas outras atividades. Tudo isso sem receber a remuneração adequada e na maioria das vezes sem nenhum reconhecimento pelos seus tantos trabalhos pois para a maior parcela dos brasileiros este tipo de serviço é função das mulheres, que devem fazê-lo sem reclamar ou questionar.
Também, a desigualdade social e o preconceito são raízes desse problema, pois a maioria das mulheres que exercem as funções do trabalho de cuidado são as em que vivem em situação de vulnerabilidade social, e em sua maioria de origem negra, ainda podemos citar as mulheres transexuais que permanecem também sob uma visão cega perante a sociedade e ao governo, todas essas mulheres fazem com que o mundo continue caminhando para frente sem ganhar o que lhes é de direito. Mudas o “status quo” é uma tarefa penosa.
Portando, para o enfrentamento dessa situação faz-se necessário leis que amparem essas mulheres, que sejam eficazes e efetivas, pois as leis são para as pessoas e não para as leis, onde não saem do papel. Também há necessidade de campanhas para conscientização da população a respeito do assunto essa desconstrução social se torne realidade e as mulheres se libertem.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.