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Por zxemilly
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#116773
A constituição do Brasil determina que todos possuem direitos iguais. No entanto, ao analisarmos a participação democrática dos jovens no conselho escolar, notamos um certo desinteresse da maior parte das crianças e adolescentes, isso ocorre porque existe uma falha no âmbito escolar e famíliar, aspecto que evidência a urgência da discussão sobre o tema nas escolas.
Diante desse cenário, podemos perceber que o conselho escolar é um importante canal de comunicação para uma gestão democrática e participativa das unidades acadêmicas. A participação ativa e positiva dos alunos é de extrema importância, pois é através disso que os benefícios são proporcionados para a melhoria e desenvolvimento das escolas.
Nesse contexto podemos destacar a necessidade da criação de mecanismos e palestras para promover e estimular o interesse dos alunos nos projetos acadêmicos, para que os alunos possam vivenciar e aprender como exercer os seus direitos, expressar opiniões e contribuir para decisões importantes.
Contudo, podemos concluir que a participação dos alunos no conselho, desempenha um papel fundamental na educação democrática, colaborando para a formação de pessoas autônomas, comprometidas com valores e tornando possível a liberdade de expressão dos jovens na sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por patrickVIAN
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#117108
Segundo a Constituição Federal de 1988, assegura que – A Participação de jovens no Conselho Escolar é garantido e, prevê a participação da comunidade escolar na gestão democrática de educação - pois assim, é possível entender as dificuldades e expectativas dos estudantes, além de ouvir suas opiniões e sugestões para melhorar a qualidade de ensino e tonar o ambiente escolar mais agradável e acolhedor.
Nesse sentido, é uma oportunidade muito importante para que os jovens se desenvolvam habilidades de liderança, oratória e argumentação, visto que eles têm a possibilidade de expor suas opiniões e defende-las em um ambiente de debate e discursão. Dessa forma os estudantes ficam mais engajados na escola e se sentem mais responsáveis por estarem contribuindo para a melhoria do ambiente escolar.
Entretanto, para que a participação de jovens no Conselho Escolar aconteça de forma efetiva, é crucial que haja um espaço reservado e acolhedor para que eles possam expressar suas opiniões e se sentirem valorizados. Além disso, é importante que os demais membros do conselho estejam aptos e receptivos às ideias dos estudantes, de modo que todos trabalhem juntos em prol de um único objetivo.
Portanto, a participação de jovens no Conselho Escolar é de suma importância para que a escola se desenvolva e se torne um ambiente mais democrático, participativo e inclusivo. É necessária que a escola possa ouvir a voz dos discentes, permitindo que eles tenham um papel mais ativo na construção de um ambiente escolar e de uma sociedade mais justa e igualitária.
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