Em primeiro plano, é válido citar a precariedade de infraestruturas presentes em favelas, cortiços e lugares propícios a deslizamentos de terra em áreas brasileiras menos favorecidas. Indivíduos que vivem nestes lugares correm perigo constante, principalmente durante o período de chuvas intensas, o que já causou um número considerável de tragédias relacionadas a enchentes no país, as quais podem desencadear o abandono forçado de moradias, elevando a quantidade de pessoas em situação de rua e carência. Ademais, é perceptível a dominação do tráfico de drogas em favelas, levando muitas pessoas ao vício, isto pode acarretar ao abandono de lares para seguirem no mundo das drogas, como é o caso de pessoas do bairro da Cracolândia, no estado de São Paulo.
Outrossim, a porcentagem de desempregados no Brasil apenas sobe. Atualmente, há mais de 8 milhões de pessoas nesta situação, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cenários como este podem ser impulsionados pelo avanço tecnológico, como ocorreu na época da Revolução Industrial, período em que máquinas passaram a substituir a mão de obra humana. Albert Einstein pontuou: "Se tornou aparentemente óbvio que nossa tecnologia excedeu nossa humanidade". Esse avanço prejudicou um grande número de pessoas, que perderam o emprego e, respectivamente, sua renda, o que levou muitos brasileiros a viverem nas ruas.
Logo, nota-se que é tempo de solucionar o cenário de pessoas em situação de rua no Brasil. Cabe ao governo federal, em parceria com governos estaduais e prefeituras, redirecionar recursos para a criação de uma empresa prestadora de serviços necessários em municípios, como de garis, sinalização viária ou varredores de rua, e em troca desses serviços os funcionários podem receber uma moradia provisória, até que comecem a se reestruturar financeiramente e sejam capazes de se sustentar. Honrando assim o Art. 6 da Carta Magna de 1988, que assegura o direito à moradia e segurança.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.