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Por lauralerner
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Na obra "Os retirantes", de Cândido Portinari, uma família fugindo da miséria foi pintada com tinta a óleo. É possível relacionar tal obra com a população em situação de rua na sociedade hodierna brasileira, pois quando a família chegar em seu destino final, eles não terão um lugar adequado para viver, assim como mais de 281 mil pessoas no Brasil que não possuem um teto sob suas cabeças, de acordo com a última apuração do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Diante desse quadro, é notório que a falta de infraestrutura em determinadas moradias no país e o aumento do índice de desemprego colaboram com a permanência desta problemática.

Em primeiro plano, é válido citar a precariedade de infraestruturas presentes em favelas, cortiços e lugares propícios a deslizamentos de terra em áreas brasileiras menos favorecidas. Indivíduos que vivem nestes lugares correm perigo constante, principalmente durante o período de chuvas intensas, o que já causou um número considerável de tragédias relacionadas a enchentes no país, as quais podem desencadear o abandono forçado de moradias, elevando a quantidade de pessoas em situação de rua e carência. Ademais, é perceptível a dominação do tráfico de drogas em favelas, levando muitas pessoas ao vício, isto pode acarretar ao abandono de lares para seguirem no mundo das drogas, como é o caso de pessoas do bairro da Cracolândia, no estado de São Paulo.

Outrossim, a porcentagem de desempregados no Brasil apenas sobe. Atualmente, há mais de 8 milhões de pessoas nesta situação, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cenários como este podem ser impulsionados pelo avanço tecnológico, como ocorreu na época da Revolução Industrial, período em que máquinas passaram a substituir a mão de obra humana. Albert Einstein pontuou: "Se tornou aparentemente óbvio que nossa tecnologia excedeu nossa humanidade". Esse avanço prejudicou um grande número de pessoas, que perderam o emprego e, respectivamente, sua renda, o que levou muitos brasileiros a viverem nas ruas.

Logo, nota-se que é tempo de solucionar o cenário de pessoas em situação de rua no Brasil. Cabe ao governo federal, em parceria com governos estaduais e prefeituras, redirecionar recursos para a criação de uma empresa prestadora de serviços necessários em municípios, como de garis, sinalização viária ou varredores de rua, e em troca desses serviços os funcionários podem receber uma moradia provisória, até que comecem a se reestruturar financeiramente e sejam capazes de se sustentar. Honrando assim o Art. 6 da Carta Magna de 1988, que assegura o direito à moradia e segurança.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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