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#43507
Na obra “Utopia” do escritor Thomas More, é idealizada uma sociedade perfeita padronizada pela ausência de conflitos. Tal preceito é violado no cenário brasileiro, no que tange a necessidade de soluções para o destino do lixo eletrônico. Diante disso, esse óbice social reverbera de modo nocivo na sociedade, edificado ora pela obsolência programada, ora pela cultura consumista.
A princípio, é relevante observar a redução da vida útil dos itens eletrônicos pelos seus fabricantes como fator inerente a esse contexto. Nessa ótica, a delimitação da durabilidade dos produtos gera um aumento dos montantes de lixo, como exemplificado pela Organização das Nações Unidas, ao estimar que em 2017, o Brasil produziria cerca de 1,4 milhões de toneladas de lixo eletrônico. Sob esse cenário, percebe-se que esse descarte excessivo e incorreto, acarreta problemas de poluição ambiental, devido ao contato de componentes tóxicos com a natureza. Dessa maneira, essas condições dificultam a dissolução da problemática.
Ademais, um importante aspecto a ser considerado é o consumismo intrinsecamente ligado ao panorama pungente. Nesse viés, como retrata o filme “Wall-E”, da Pixar Animation, o planeta Terra foi devastado e ocupado pelo lixo humano, inviabilizando as condições de vida. Por conseguinte, pode-se notar que na sociedade tudo se tornou descartável, pois em pouco tempo haverá algo melhor no mercado, acarretando massas de produtos antiquados e aumento descontrolado do volume do lixo, ações que facilitam um desfecho calamitoso. Logo, são necessárias medidas que amenizem essa situação contraproducente.
Em suma, urge minimizar esse quadro negativo visualizado no país. Desse modo, cabe aos fabricantes de eletrônicos, como Intelbras, LG, Lenovo disseminar a informação da logística reversa, por meio do acréscimo de informações explícitas sobre o acesso a esse recurso nas embalagens dos produtos, a fim de promover um destino sustentável aos eletrônicos. Junto a isso, os cidadãos devem lutar contra a cultura consumista, por intermédio de análises e discussões públicas reconhecendo o que é realmente necessário para seu bem estar. Enfim, com tais ações, será possível aproximar-se da Utopia idealizada por More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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