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Por laurasar
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O período que hoje vivemos é considerado a quarta revolução industria,l em razão das grandes descobertas feitas como: internet das coisas, inteligência artificial e armazenamento em nuvem. Como consequência temos a inserção cada vez maior das tecnologias no nosso dia a dia, porém da mesma forma que elas promovem a inclusão, acabam excluido uma parte muito importante da população: os idosos.
No mundo atual temos a presença dos Qr Codes, espécie de chave aleatória que guarda sites e informações, em muitos estabelecimentos, contudo podem ser considerados formas de exclusão de uma parcela da sociedade, isso em razão da falta de explicações sobre o funcionamento dos mesmos, o que pode gerar um constrangimento aos idosos que assim se sentem excluidos do meio social. Além disso, vemos cada vez mais crimes cibernéticos sendo aplicados, que por falta de campanhas que capacitem a população mais idosa de identificar e se proteger, acabem sendo o público alvo, trazendo ainda mais o isolamento desse meio.
Entretanto, o problema está longe de ser resolvido, isso pode ser visto por meio dos indíces de abandono da população mais velha, que em 2023 cresceu cerca de 855% em comparação com o ano anterior, de acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Mostrando assim, um descaso muito grande com essa parcela da sociedade, que em razão das grandes inovações tecnológicas acabam não compreendendo o funcionamento, assim não possuido o acesso sobre as oportunidades.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse, a parceria do Estado juntamente com grandes meios de comunicações, como Facebook, Instagram e Google, assim desenvolvendo campanhas que incentivem a inclusão dos idosos no mundo digital, adotando medidas por meio de tutoriais e campanhas, nas próprias plataformas, que ensinem os mesmos as novas tecnologias e tudo aquilo que ela oferece, sendo positivo ou negativo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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