Em primeira análise, é válido destacar a negligência governamental como causa do problema. Segundo Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar social. Entretanto, essa afirmativa não se concretiza na prática, isso porque o Ministério da Saúde não investe em propagandas sobre doação de sangue por intermédio das mídias sociais,o que alavanca o desconhecimento das pessoas, criando mais mitos sob esse viés, e também o medo.
Ademais, é necessário ressaltar a falta de conhecimento da população como perpetuador do impasse. Segundo o filósofo Immanuel Kant, o indivíduo é aquilo que a educação faz dele. Contudo, nessa problemática isso não se cumpre, visto que não há o ensino nas escolas acerca do assunto, que além de tirar dúvidas das crianças e adolescentes, seria possível também transmitir o conhecimento para a família e os sensibilizar sobre o empecilho. Dessa forma, é imprescindível que haja essa medida.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o imbróglio. Então, o Ministério da Educação deve por meio de campanhas propagar o incentivo a doação de sangue nas escolas, levando informações sobre o processo, benefícios, resultados e tirar dúvidas , com a finalidade de, não só mitigar os males trazidos pela carência de doação, como também aumentar o público doador e salvar mais vidas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.