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A educação financeira é necessária para obter um equilíbrio monetário e ter uma melhor compreensão diante as finanças. Porém, não há a disciplina financeira nas escolas e nem um planejamento financial por parte da população brasileira. O que gera o consumismo e uma série de endividamentos.
De acordo com Nelson Mandela, “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Nesse sentido, o ensino seria uma boa opção para aprender a administrar de forma correta as questões monetárias, fato que deveria ser ensinado desde cedo. Porque a população cresce se envolvendo em problemas financeiros e fazendo compras desnecessárias, por não saber gerenciar suas finanças.
Na série “La Casa de Papel”, o personagem conhecido como professor, pensa estrategicamente, o que contribui para fazer um bom planejamento financeiro. Ele articula todas as possibilidades e planeja antecipadamente, pensando em dois planos caso ocorra imprevistos. Se isso acontecesse na rotina dos brasileiros lidariam melhor com o dinheiro, por haver organização e controle. Evitando assim casos de dividas e crises.
Portanto, nota-se que mudanças são necessárias diante dos fatos supracitados. Cabe às escolas adicionar a matéria de educação financeira, promovendo atividades lúdicas e jogos como banco imobiliário, a fim de facilitar o ensino para todos. E também, que o Ministério da Educação promova cursos aos professores para capacitá-los, por meio de palestras e dinâmicas, com o intuito de orientá-los para um melhor ensino e até para consumo próprio.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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