Nesse contexto, é importante salientar que a inoperância legislativa contribui com os percalços na necessidade de garantir a reabilitação e a reinserção social para dependentes químicos. O conceito "Cidadão de Papel", do jornalista brasileiro Gilberto Dimenstein, explicita acerca da permanência de direitos constitucionais presestes somente nos documentos oficiais. Nessa perspectiva, esse princípio se assemelha à realidade, tendo em vista que há uma insuficiência das normas civis, uma vez que pessoas estão sendo subalternizadas, por exemplo, quando esses indivíduos são rejeitados no mercado de trabalho. Por conseguinte, se perpetuará a violação de condições básicas dessa população marginalizada, como o convívio em comunidade e a inclusão social. Fica claro, dessa maneira, que o Estado não protagoniza seu dever na sociedade.
Ademais, a banalização da exclusão é outro percalço imprescindível a ser considerado na necessidade de garantir a reabilitação e a reinserção social para dependentes químicos no Brasil. Segundo o professor israelense Yuval Noah Harari, "Grande parte dos indivíduos não é capaz de perceber os reias problema do mundo, o que favorece a adoção de uma postura passiva e apática". Sob essa ótica, observar-se uma analogia à efetividade, visto que as pessoas normalizam a segregação civil, já que há um barreira entre esses cidadãos e a sociedade, a exemplo de escolas e empregos que não proporcionam uma introdução desses dependentes químicos. Consequentemente, ficará invisível na nação essa situação de desamparo coletivo, tal como a inércia do Estado. Nota-se, logo, que potencializar a atuação das autoridades permitirá o pleno combate ao revés.
Portanto, são necessárias medidas para mitigar a insuficiência legislativa e a naturalização da opressão na necessidade de garantir a reabilitação e a reinserção social para dependentes químicos. Desse modo, o governo brasileiro _órgão responsável pela ordem e pelo bem-estar nacional_ deve fiscalizar seu sistema executivo, por meio de um monitoramento rigoroso que irá averiguar a efetuação das leis, com o intuito de democratizar a inclusão social. Outrossim, cabe ao indivíduo _ todo cidadão com direito e com deveres_ mudar seu comportamento banalizador, por intermédio da criação de um censo crítico, com o objetivo de visibilizar questões importantes na sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.