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Para o sociólogo francês Émile Durkheim, "A sociedade funciona como um organismo vivo, ou seja, todos os seus componentes deveriam viver em harmonia". De maneira análoga, é notável que a citação condiz com a realidade da população brasileira, visto que a geração, denominada de nem-nem (indivíduos que não estudam e não trabalham), não eclode em nenhum setor econômico e social da comunidade, gerando consequentemente a desarmonia da estrutura. É prudente apontar que diversos fatores sociais estão por trás deste fenômeno, sendo um dos principais: o crescente aumento dos casos de gravidez na adolescência, o que possibilita a maior evasão escolar e a diminuição da procura de trabalho, além da crise econômica, no qual proporcionou a falta de oportunidade de empregos e de estudo.

Sob essa análise, é notável a influência da gravidez na adolescência como um dos principais fatores da ampliação da geração nem-nem. Por analogia, pode-se citar a série Skins, em que a personagem Jal engravida e sofre com a falta de planejamento familiar, e como consequência abandona a carreira de musicista para se dedicar a criação do filho. Paralelamente, a situação vivida pela interprete é uma realidade constante na vida das jovens mães, na qual as mesmas largam o colégio e se voltam para a formação individual dos seus bebês, e diminuem também a busca por trabalho, ou seja, se tornam pessoas que contribuem para o aumento da problemática.

Segundo levantamentos realizados pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), estima-se que 31% dos jovens nem-nem estão procurando trabalho, com uma predominância masculina, e mais da metade (64%) se dedica ao cuidado doméstico e familiar, possuindo a grande presença feminina. Dado o exposto, é perceptível que faltam ferramentas necessárias para realizar a inserção destes indivíduos na sociedade, e esta problemática acontece devido à crise econômica, na qual possibilitou a falta de oportunidade de emprego e estudo. No entanto, é necessário que aconteça políticas públicas que ofereçam programas de apoio e de preparação para que os mesmos consigam entrar no mercado ou terem o incentivo para continuar os estudos.

Em virtude dos fatos mencionados, é imprescindível que haja uma conscientização de que medidas públicas necessitam ser tomadas, de modo que jovens tenham a oportunidade de estudar e trabalhar. Com isto, é de suma importância que ocorra a ação do Ministério da Educação, de modo que viabilize o acesso ao ensino básico, através da qualificação de professores, além de palestras nas escolas com pais e alunos promovendo o apreço pelo estudo e as vantagens de seguir uma carreira, é necessário também o apoio do Ministério do Trabalho, de forma que instigue, por meio da mídia, a busca de empregos pelos cidadãos e ofereça incentivo financeiro para microempreendedores e indivíduos que fazem partem da problemática. Posto isto, a sociedade tornaria-se um organismo vivo, de modo que todos tenham seus direitos garantidos, como relata Durkheim.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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