Avatar do usuário
Por lais458
Quantidade de postagens
#129497
O artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) estabelece o direito a um padrão de vida adequado, incluindo saúde, bem-estar, alimentação, moradia e serviços sociais para si e para suas famílias. No entanto, a realidade brasileira não corresponde totalmente à visão da DUDH, destacando-se a urgente necessidade de apoio às famílias impactadas por desastres ambientais. Nesse sentido, é crucial examinar as causas subjacentes desse cenário: a falta de planos emergenciais e a negligência dos órgãos encarregados.

Inicialmente, é válido ressaltar que a falta de investimentos do governo é uma dos encarregados pela escassez de regulamentos de emergência. Sob esse viés, o desastre da barragem de Mariana, ocorrido em 2015 em Minas Gerais, expôs inúmeras vulnerabilidades para os indivíduos locais, na qual a empresa Samarco, era a responsável, tinha a obrigação mediante a lei de ter protocolos para incidentes, mas acabou sendo questionada levando uma grande preocupação. Em vista disso, o déficit de preparação surpreendeu os responsáveis, contribuindo para a falta de recursos e suportes adequados, intensificando o impacto da tragédia e dificultando a recuperação dos sobreviventes, deixando o ambiente hostil. Diante desse cenário, torna-se evidente a urgência de aplicações governamentais em infraestrutura de segurança e medidas preventivas.

Além disso, é pertinente enfatizar os descuidos das instituições representam outro empecilho para a situação. Diante desse contexto, em 2019, na cidade de Maceió, devido à extração inadequada da mina de minério de ferro, uma cratera se abriu no solo, engolindo moradias e carros. Paralelamente, os moradores da região já haviam procurado os canais de comunicação antes, para compartilhar a triste conjunção de suas casas e denunciar as atividades da mineradora. Diante disso, a falta de resposta eficaz e monitoramento geológico contribuiu para o descontrole da conjuntura, acarretando consequências, como a necessidade de realocação dos bairros na conjunção de alerta, aterramento de terrenos e reconstrução de imóveis. Dessarte, esse quadro expôs não só apenas os perigos da exploração inadequada de recursos naturais, mas também as falhas nos sistemas de regulamentação e fiscalização, deixando a população totalmente desamparada.

Portanto, é necessário implementar medidas para fornecer auxílio às famílias afetadas por desastres do ecossistema. Dessa forma, a Câmara Federal deve ampliar o orçamento dos planos emergenciais para fornecer assistência às famílias, a fim de que a defesa civil de cada estado tome as providências em casos extremos. Com isso, o principal objetivo é oferecer apoio total. Ademais, o Departamento Nacional de Produção Mineral tem de aumentar as fiscalizações, garantido que as empresas mineradoras cumpram as regulamentações ambientais, de saúde e segurança tendo intuito de prevenir danos ao meio ambiente e as comunidades locais. Desse modo, o Brasil chegará ao que promete no seu artigo da DUDH.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Marlonnluis
Quantidade de postagens Amigos
#129537
sugiro trocar esse inicialmente por Á vista disso,....
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#129671
Oi, @lais458.

C1 - 160. Há poucos desvios de gramática.
C2 - 200. Nessa competência, o ENEM considera que, se todas as palavras-chave do tema são citadas, há adequação total ao tema, então não posso reduzir sua nota.
C3 - 120. Seus parágrafos de desenvolvimento são tangentes ao tema, porque você não abordou a questão da assistência às famílias.
C4 - 160. O pronome relativo "na qual" é inadequado no D1.
C5 - 160. Faltou o meio.

Total - 800

Qualquer dúvida, estou à disposição ;)
0
Avatar do usuário
Por Mateus68
Quantidade de postagens
#129936
Esse "para si" na introdução não faz sentido.
"Para é quando se refere a um sujeito já mencionado. O sujeito ali é Artigo....
Então não tem como o artigo ter direitos para si e para suas famílias.
Percebeu?
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
21 Exibições
por Ruanderson25
0 Respostas 
119 Exibições
por lauanygarcia
2 Respostas 
91 Exibições
por Julianatre
0 Respostas 
122 Exibições
por Vicenxt
0 Respostas 
131 Exibições
por EvillynMaria
0 Respostas 
167 Exibições
por EvillynMaria
0 Respostas 
202 Exibições
por AnaLuiza01
5 Respostas 
245 Exibições
por Paodebatata
0 Respostas 
85 Exibições
por Lulix
Desastres ambientais: causas e consequências
por Vih234    - In: Outros temas
0 Respostas 
104 Exibições
por Vih234

A Declaração Universal dos Direitos […]

ㅤㅤEm um cenário de constantes transforma&cc[…]

A relação do homem com o trabalho, a[…]

Abandono paterno no Brasil

Caiunao

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM