Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#51500
Na série norte-americana "Atypical", o personagem Sam Gardner é diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), vivenciando a adolescência e maturidade envoltos por inúmeros obstáculos - dificuldade de interação, comportamento agressivo e automutilador, e hiperatividade. Infelizmente, esse cenário não se resume às telas, visto que as pessoas dentro do espectro têm suas vidas construídas envoltas por um corpo social excludente em que esse contexto é conceituado como um empecilho e condição anormal, devido, pois, a impremeditação acerca do tema, já que é notório a negligência governamental e, consequentemente, a indiferença da sociedade. Assim, faz-se persistente uma análise acerca do tema.
A Constituição brasileira de 1988 assegura a todos os indivíduos considerados autistas o amplo acesso ao lazer, a educação, a saúde e a proteção. No entanto, a realidade é distinta fora do papel, visto que, em virtude da inoperância governamental, torna-se árduo o atendimento especializado e a aquisição de ambientes estruturados, devido à ausência de políticas públicas que tornem possível o bem-estar em sua totalidade. Dessa forma, torna-se tardio o reconhecimento e tratamento da doença, além da ocorrência de possíveis casos de agressão, pois a grande maioria das pessoas não possui preparação para se responsabilizar em casos de comportamento agressivo, por exemplo. Dessa maneira, é visível um ambiente desestruturado e excludente para acolher portadores de autismo.
Paralelo a isso, o escritor e jornalista Gilberto Dimenstein, demonstrou em seu livro "Cidadão de Papel" que os direitos são apenas atestados na legislação, somente no papel, mas não efetivados na realidade. Nessa perspectiva, a não concretização resulta em um cenário excluso e com deficitário incentivo, como escolas e ambientes de trabalho, visto que a sociedade não se encontra preparada para o acolhimento de autistas, por conseguinte, há a baixa empregabilidade, além de estarem suscetíveis a qualquer tipo de violência (física, verbal ou sexual, entre outros). Para mais, perpetua, assim, o imaginário social de que autistas não merecem ser assistidos. Configurando, dessa maneira, a existência de Homens, de Cidadão de Papel.
Torna-se evidente, portanto, o quão prejudicial é a não discussão acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim, cabe ao Ministério da Educação realizar palestras sobre a importância da inclusão social e como lidar com pessoas autistas quando apresentarem comportamentos agressivos e de automutilação para que, assim, as pessoas possam oferecer auxílio. É necessário, também, que o Ministério de Saúde, ofereça assistência médica a fim de realizar o reconhecimento precoce do autismo e garantir terapia educacional e comportamental. Espera-se, assim, construir uma sociedade mais inclusa e compreensível acerca do tema.

Obrigada desde já pela correção! ❤️
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Notícias falsas em rede

Anna1 , muito obrigada

Por favor ,alguém poderia corrigir essa re[…]

De acordo com a constituição de 1988[…]

Lei seca : o mal da bebida

Não atende ao tema solicitado. Tente argume[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM