Avatar do usuário
Por belis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#111178
As Grandes revoluções que levaram o mundo do Socialismo a o Capitalismo em meio a os séculos XVIII e XIX foram as grandes responsáveis por elevar as expectativas humanas á viver em uma sociedade mais humanizada.
O desespero e cansaço estampado no rosto de uma população camponesa saindo de uma vida repleta de abusos por parte de um modelo de governo Monárquico Absolutista de poderio ilimitado que , por sua vez, cederia seu lugar à uma Monarquia Constitucionalista e ; mais tarde , à um formato Republicano em 15 de novembro de 1889.
Ao analisarmos os registros históricos observamos lampejos de esperança ,pois, de camponeses oprimidos á uma classe operária escrava de indústrias capitalistas que clamavam em silêncio em seus quartos ,estes passaram a clamar por seus direitos em ruas públicas em anos que sucederam .
Essa linha histórica lança um paralelo válido a ser considerado em um momento como o que estamos vivendo em pleno século XXI .
Infelizmente ,ainda hoje, em debates políticos ,temas de discussões em praças públicas e o Congresso Nacional; argumentam sobre as causas e as medidas públicas que poderiam ser tomadas contra o terrorismo, a prostituição infantil, o tráfico humano, a pobreza , o preconceito racial e social e muitas outras atrocidades causadas por uma natureza humana sedenta por poder .
Por outro lado ,os resquícios de resistência á um sistema pronto a aproveitar-se das necessidades básicas humanas ,o que deveria ser em sua natureza um valor indissociável ,um direito inato a vivência do ser : o ter para poder ser; que ao longo de diferentes modelos de governos foram explorados e divididos.
Porém os deveres são em sua natureza indivisíveis e interdependentes, inalienáveis ,imprescritíveis ,irrenunciáveis e reclamáveis. E ao longo dessa dissertação veremos como os diferentes formatos de poder violaram os direitos da humanidade a ter direitos e posto a isso ,a evolução e herança que ganhamos ,e não obstante à isso, como a manteremos .
Ao voltarmos nossa memória para as maiores catástrofes causadas pela natureza humana vemos uma série de acontecimentos como : o poderio armamentista que levaram as bombas de Hiroshima e Nagasaki que ,por sua vez, ceifaram o direito de vida de muitos ,e de famílias que sucederiam destas vidas.
As ditaduras no Brasil e no Camboja em 1963 e 1964 que -cada uma - tiveram uma duração de quase 20 anos e que corromperam o princípio da inviolabilidade do direito por confiscarem suas vidas e, o manterem inativo por 20 anos. A escravidão que obrigou toda uma população considerada como inferior á renunciar suas escolhas e a transferir a outro alguém.
Porém ,uma outra natureza se manifesta neste sentido. O ser humano carrega consigo indissociavelmente seus direitos. Seu instinto de sobrevivência não permite calar-se ao sofrer ,e neste respeito observamos Zumbi de Palmares ,Martin Luther King ,Nelson Mandela à lutar por liberdade de escolha ,poder ir e vir , por um sistema de educação e saúde democráticos.
Movimentos sociopolíticos em prol de direitos de condições de trabalho humanizadas por meio do Partido dos trabalhadores criado no século XX que devolveu a voz a humanidade.
No entanto , ainda há muito a ser feito. Uma pesquisa feita pela ONU publicada na USP revela que um quarto da população de 160 países ,ainda vive com menos de um salário mínimo , e que em sua maioria se resumem a jovens e crianças . Sem mencionarmos os outros campos debatidos como a violência praticada contra imigrantes por parte de grupos neonazistas e a prostituição infantil de milhares de crianças no nordeste do Brasil.
O grito de uma classe operária por leis trabalhistas , de muitos Marinheiros no manifesto da Revolta da Chibata, e do movimento sufragista por voto foi escutado e atendido. E, a medida que reconhecermos a natureza dos direitos humanos como reclamáveis , estaremos - assim como os muitos que batalharam- dispostos a lutar em ruas públicas por tais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Avatar do usuário
Por Higorvaz
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#111179
Olá, @belis! Li rapidinho sua redação e percebi que ela não se adequa ao Modelo ENEM ou de outras bancas: dissertação-argumentação

Sua redação está somente expositiva, isto é, você só está dissertando/falando sobre o tema, não há problematização, e também construção de um raciocínio individual. Por isso, sua redação não pode ser corrigida nos paramêtros da plataforma. Peço que procure no YouTube por: "Estrutura da Redação do ENEM" e assista as aulas. Assim que estiver relativamente íntimo com ela, venha aqui novamente e envie outra redação! 



O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
1
Avatar do usuário
Por belis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#111183
@Higorvaz, como vai?
Muito obrigada por ter dado o feedbaack sobre a redação .Vou assistí-los :)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
415 Exibições
por estermerissa
0 Respostas 
102 Exibições
por Victor1801
Utopia dos direitos humanos
por Belleheyisa    - In: Outros temas
0 Respostas 
322 Exibições
por Belleheyisa
0 Respostas 
87 Exibições
por juliannaaa
0 Respostas 
2065 Exibições
por EwerTrojan
0 Respostas 
1044 Exibições
por Zodd
6 Respostas 
847 Exibições
por carlaburi02
2 Respostas 
3080 Exibições
por leon8rdo
1 Respostas 
2082 Exibições
por analarrisa72
0 Respostas 
430 Exibições
por Joenem4567

besourokafka - Sua introdução ap[…]

Felipe082 Maxy Alunaaaamed Casey12 Ke[…]

Obesidade é uma doença

A obesidade é um problema. Para muitos a […]

besourokafka Tati14 elloysa filipediasx 0[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM