Avatar do usuário
Por Guimo3XD
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#92371
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê, em seu artigo 6º, o direito ao trabalho como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a mulher no mercado de trabalho, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante desse perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeiro plano, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para resolver essa questão. Segundo dados do G1:” No Brasil, em 2021, houve uma redução de 34% de mulheres empregadas”. Dessa forma, fica evidente que esse problema persiste, pois, o Governo Federal não apresenta medidas como uma melhoria na distribuição de empregos entre homens e mulheres para frear essa mazela. Essa conjuntura, segundo os ideais do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir direitos básicos para a população como o trabalho, oque infelizmente, é evidente no país.

Em segundo plano, é fundamental apontar as empresas como impulsionadoras desse problema no Brasil. Segundo o jornal Uol:” Em 2021, empresas contrataram majoritariamente homens mesmo algumas mulheres tendo currículos melhores”. Diante de tal exposto, é notório que notícias assim continuem existindo pois, as grandes instituições visam apenas o lucro pessoal, deixando de fora mulheres com bons currículos que seriam muito valiosas para essas corporações, esse fato colabora para que cada vez menos mulheres tenham acesso ao mercado de trabalho e a uma vida de qualidade. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, o Ministério do Trabalho, órgão máximo responsável pelos empregos da população, por intermédio das leis, desenvolva projetos de trabalhos com salários iguais e que sejam distribuídos de forma igualitária, a fim de aumentar o acesso das mulheres ao mercado de trabalho. Assim, o contrato social será verdadeiramente efetivado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Rebekalp
Quantidade de postagens
#92574
Sua redação ficou muito boa, parabéns :)
2
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
174 Exibições
por Laisha
0 Respostas 
142 Exibições
por Railan
A mulher brasileira no mercado de trabalho
por thepablopv    - In: Outros temas
2 Respostas 
217 Exibições
por thepablopv
A mulher brasileira no mercado de trabalho
por Schiontek    - In: Outros temas
0 Respostas 
21 Exibições
por Schiontek
A mulher no mercado de trabalho
por Guimo3XD    - In: Outros temas
2 Respostas 
35 Exibições
por Guimo3XD
0 Respostas 
208 Exibições
por manuelaxxs
0 Respostas 
402 Exibições
por Cassianemmv
0 Respostas 
138 Exibições
por Yodyxi
0 Respostas 
92 Exibições
por anabpeixotoq
0 Respostas 
162 Exibições
por Amanso12

Oii Ana, tb nao sou expert mas vou tentar ajudar. […]

mordekaiser cara vi sua redação d[…]

dwnieel oiii, nao sou especialista em corre&cce[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM