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#49301
No episódio "Nosedive" da série televisiva Black Mirror, somos apresentados a uma sociedade onde as pessoas são avaliadas virtualmente, tendo como critério de avaliação: números de curtidas. Fora da ficção, nota-se que a necessidade de aceitação social e o sentimento de exclusão daquilo que é "padrão", tornam-se grandes impulsionadores da obsessão pela beleza no mundo virtual, levando os indivíduos a artifícios como a manipulação de imagem nas redes sociais, gerando assim, malefícios que atacam o físico e a saúde mental de seus usuários.

Em primeira análise, é pertinente ressaltar o papel das mídias sociais nas relações humanas e o poder que ela tem sobre nossas vidas. Segundo o filósofo Aristóteles, o homem é um ser que necessita de coisas e principalmente do outro, é um ser carente, imperfeito e naturalmente um animal político. Sob tal perspectiva, a construção de relações sociais torna-se imprescindível para o ser humano, tanto no mundo real quanto no virtual. No entanto, o desejo de ser aceito, e ser ao mesmo tempo parte de um determinado grupo social, acaba se tornando uma busca perigosa por meios que distorçam a realidade e permitam o acesso a tais grupos. Por conseguinte, muitos jovens se tornam reféns de filtros manipuladores de imagem, viciados em ser aquilo que não são, e mais propensos a desenvolver problemas como a depressão.

Ademais, é fundamental compreender a superficialidade presente na esfera virtual e o seu potencial de manipulação. Comforme disse o filósofo e sociólogo polonês Zygmunt Bauman: "As redes sociais são muito úteis, oferecem serviços muito prazerosos, mas são uma armadilha." Uma vez que, propagam ideias de beleza completamente irreais e inalcançáveis, gerando uma não identificação com aquilo que nos é exposto e ódio por nossa própria imagem. Além disso, a pressão proveniente dessa busca por perfeição, afeta negativamente a visão que temos de nós mesmos, podendo causar diversos transtornos psicológicos, como o disfórmico corporal. Dessa maneira, o uso irresponsável da tecnologia, aliado ao ideal deturpado da realidade, fazem diversas vítimas todos os dias.

Tendo em vista o que foi discutido, é necessário, portanto, que o Ministério da Tecnologia juntamente com o Ministério da Educação, desenvolva uma campanha, por meio de um aplicativo gratuito, destinado aos usuários das principais redes sociais, com o apoio de especialistas em tecnologia e psicólogos, através de conteúdos específicos sobre o tema produzidos pelos mesmos, a fim de que esse ideal utópico de beleza seja revogado e substituído por amor próprio. Dessa forma, o sistema de avaliação apresentado em "Nosedive" ficará apenas nas telinhas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#49334
dricaag escreveu:oq significa um * em algumas redações???
Significa os erros de português que eu percebi e corrigi ao longo da leitura, tipo vírgula no lugar errado, alguma palavra escrita errada etc :)
#49339
Introdução

No episódio "Nosedive" da série televisiva Black Mirror, somos apresentados a uma sociedade onde as pessoas são avaliadas virtualmente, tendo como critério de avaliação* (nesse caso, não é necessário o uso dos dois-pontos.) números de curtidas. Fora da ficção, nota-se que a necessidade de aceitação social e o sentimento de exclusão daquilo que é "padrão"* (também não é necessário o uso da vírgula aqui.) tornam-se grandes impulsionadores da obsessão pela beleza no mundo virtual, levando os indivíduos a artifícios como a manipulação de imagem nas redes sociais, gerando assim, malefícios que atacam o físico e a saúde mental de seus usuários.

No geral, sua introdução é ótima! Você possui ótimo domínio da norma padrão e um bom repertório sociocultural. Sua redação também possui ótima estrutura.

Desenvolvimento I

Em primeira análise, é pertinente ressaltar o papel das mídias sociais nas relações humanas e o poder que ela tem sobre nossas vidas. Segundo o filósofo Aristóteles, o homem é um ser que necessita de coisas e principalmente do outro, é um ser carente, imperfeito e naturalmente um animal político. Sob tal perspectiva, a construção de relações sociais torna-se imprescindível para o ser humano, tanto no mundo real quanto no virtual. No entanto, o desejo de ser aceito, e ser ao mesmo tempo parte de um determinado grupo social, acaba se tornando uma busca perigosa por meios que distorçam a realidade e permitam o acesso a tais grupos. Por conseguinte, muitos jovens se tornam reféns de filtros manipuladores de imagem, viciados em ser aquilo que não são, e mais propensos a desenvolver problemas como a depressão.

Seu desenvolvimento também é ótimo, você possui autoria própria e sabe organizar seu texto de forma clara e coesiva. Minha única crítica aqui seria que eu percebi que você disse, na última linha, que muitos jovens são propensos a desenvolver problemas como depressão por causa das mídias. Aqui seria bom ter citado dados de algum estudos ligando o uso inadequado de redes sociais a depressão. Isso ajudaria a validar sua argumentação e reforçar sua tese.

Desenvolvimento II

Ademais, é fundamental compreender a superficialidade presente na esfera virtual e o seu potencial de manipulação. Conforme* disse o filósofo e sociólogo polonês Zygmunt Bauman: "As redes sociais são muito úteis, oferecem serviços muito prazerosos, mas são uma armadilha.",* uma vez que* propagam ideias de beleza completamente irreais e inalcançáveis, gerando uma não identificação com aquilo que nos é exposto e ódio por nossa própria imagem. Além disso, a pressão proveniente dessa busca por perfeição* afeta negativamente a visão que temos de nós mesmos, podendo causar diversos transtornos psicológicos, como o disfórmico corporal. Dessa maneira, o uso irresponsável da tecnologia, aliado ao ideal deturpado da realidade, fazem diversas vítimas todos os dias.

Seu desenvolvimento II também é ótimo, apresentando os mesmos critérios que disse acima, no primeiro desenvolvimento. Apresenta alguns errinhos de sinais, algo que gostaria que você se atentasse, pois pode tirar sua pontuação se ocorrer em frequência.

Conclusão

Tendo em vista o que foi discutido, é necessário, portanto, que o Ministério da Tecnologia juntamente com o Ministério da Educação, desenvolva uma campanha, por meio de um aplicativo gratuito, destinado aos usuários das principais redes sociais, com o apoio de especialistas em tecnologia e psicólogos, através de conteúdos específicos sobre o tema produzidos pelos mesmos, a fim de que esse ideal utópico de beleza seja revogado e substituído por amor próprio. Dessa forma, o sistema de avaliação apresentado em "Nosedive" ficará apenas nas telinhas.

Conclusão ótima, atendendo todos os critérios.

No geral, sua redação é ótima. Você sabe organizar seu texto, possui ótima argumentação e tem coerência. Apenas se atente aos errinhos de sinais, como te falei, e considere também colocar dados que validem o que você está dizendo. Boa sorte :)

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