É preciso considerar, antes de tudo, o preconceito vivenciado por pessoas trans não binárias como propulsor dessa problemática. Nesse contexto, segundo o livro “Cem chances”, é mostrado o preconceito que a personagem secundária Larissa sofre após se assumir transsexual para seus amigos, uma vez que é abordado suas dificuldades e momentos preconceituosos vivenciados com frequência durante sua vida. Assim, para que a inclusão de pessoas não binárias seja feita, é preciso combater primeiramente o preconceito da sociedade diariamente, para assim, conseguir que a inclusão seja feita.
Além disso, é válido apontar o retrocesso tecnológico como outro propulsor que fomenta o problema. A mudança de grafia para substituir os artigos femininos e masculinos dificultam a leitura de pessoas com deficiência visual em meios digitais, tendo em vista que os “softwares” modernos não são capazes de fazer a leitura dessas novas palavras. Nesse sentido, é importante ressaltar que é preciso mudanças e avanços para que o problema seja solucionado.
Em suma, é notório que medidas são necessárias para resolver essa divergência. Sendo assim, é de responsabilidade do Governo junto com o Ministério da Educação – órgão responsável pela educação do país – a criação de um projeto que ensina desde cedo as crianças do âmbito escolar a combaterem o preconceito. Cabe ademais, a mídia, a divulgação de matérias que falam sobre os avanços que a tecnologia precisa fazer para que a inclusão também aconteça no maior meio de comunicação atual.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.