Inquestionavelmente, a linguagem é um objeto de poder em sociedades estratificadas, pois permite mobilidade social. Segundo o conceito "Capital Cultural", do sociólogo francês Pierre Bourdieu, existe um conjunto de conhecimentos considerados legítimos e culturais que estabelecem um vínculo de dominação em detrimento a outros saberes, geralmente relacionados ao senso comum e vistos como "sem valores intelectuais". Dessa forma, pessoas com maior acesso à educação ocupam lugares privilegiados na organização pública. Por conseguinte, formas de comunicação que fogem do "legítimo" são marginalizadas.
Além disso, o preconceito linguístico está diretamente associado à exclusão social. Segundo o professor e linguista Marcos Bagno, o valor de repulsa às variedades da língua de menor prestígio social está fundamentalmente ligada a outros tipos de prejulgamento. Deste modo, a discriminação de um sujeito pela sua forma de comunicação é também uma consequência da marginalização da origem do tal indivíduo. Sob esse viés, a exclusão se dá em diferentes âmbitos.
Desprende-se, portanto, que a idealização da linguagem correta concebe discriminação às variedades linguísticas. Com isso, o Poder Executivo, mais especificamente o Ministério da Educação deve combater o preconceito linguístico. Por intermédio de um projeto chamado "Linguagem Plural", no qual, serão realizadas palestras para reconhecer a diversidade da língua portuguesa. Com a finalidade de acolher e incluir socialmente todas as formas de comunicação. Feito assim, indivíduos não precisarão mais se submeter às regras culturais de determinadas regiões.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada