• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Juliagomex
#66774
Indubitavelmente, sabe-se que, as mulheres vêm lutando por seus direitos há muito tempo e só a partir do século dezoito começou-se a ouvir sobre a pretensão dos direitos femininos, com o Iluminismo e a Revolução Francesa. Noutro tempo, as mesmas, muitas vezes eram confinadas em domicílio ou trabalhavam em péssimas condições, impossibilitando de ter avanço na carreira, comparado aos homens.
Pode-se mencionar a primeira manifestação feminista no processo revolucionário francês que empeçou oportunidades para exigir, liberdade, igualdade e fraternidade. O papel feminino na sociedade, sempre foi muito claro, disporem de tarefas monótonas, não ter acesso à educação e serem dependentes de seus cônjuges. Seu trabalho frutuário era de bem-estar e necessidades básicas, onde sua função era integrar e reproduzir, assim, o homem tomaria o dever de trabalhos manuais, tomado pela posição de preponderância. Quem tem filhos, não tem tempo, nem lugar no mercado de trabalho, tampouco na ciência. Conseguirem seu lugar na educação, foi primordial para a conquista de seus direitos, ainda que aconteça desigualdade de gênero.
Cabe ressaltar, um dos casos mais conhecidos de cientistas que tiveram visibilidade na ciência, Marie Curie, Física e Química, sendo a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel, com seu marido e Henri Becquerel. Marie, passou por muitas adversidades para estudar, além de ter dificuldades financeiras, meninas não eram aceitas em universidades, exercendo inicialmente em uma faculdade clandestina e mais tarde independente. Após ganhar o Nobel, ela recebeu o mesmo prêmio, da química, logo após ter descoberto novos elementos químicos. Sendo assim, a especialista, é deveras exemplo da luta feminista, não só no ramo científico, como no âmbito da vida.
Em virtude das situações mencionadas, a falta de oportunidade para o sexo feminino na carreira científica, reflete em como o machismo ainda está muito presente atualmente. Cabe à sociedade o compromisso de superar essa invisibilidade, debatendo iniciativas de inclusões feministas. Importante que, o governo atue com campanhas para motivar todas e assim tenhamos uma civilização justa e menos seletiva de percepções machistas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

LeighTeabing JoaoPedro72 Higorvaz EuDavil[…]

JoaoPedro72 Higorvaz geoca obrigada pelas co[…]

Pessoal, podem me ajudar corrigindo e pontuando? A[…]

Aqui está a minha análise da sua red[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM