Por ricardomart
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#53277
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo sexto , o direito à segurança, como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o aumento da violência no Brasil e o crescimento do apoio à liberação do porte de armas para civis, dificultando deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Primeiramente, devem ser analisados as ausências de medidas governamentais no combate à violência presente na sociedade. Nesse sentido, as pessoas estão tão submetidas a roubos, balas perdidas e confrontos, que começam acreditar que devem ter armas de fogo em suas mãos para se defenderem e se sentirem seguras. O sociólogo polonês Zygmunt Bauman disserta em sua obra “globalização e as consequências humanas”, que a sociedade caminha para uma desordem mundial, causada sobretudo pela falta de controle do Estado. Pode ser observado claramente que o contexto em que o Brasil passa é semelhante ao citado pelo sociólogo.
Ademais, é fundamental apontar o porte de armas como impulsionador da violência. Segundo o estudo do Instituto Igarapé sediado no Rio de Janeiro, mostra que o crescimento de armas de fogo na sociedade é proporcional ao número de óbitos por assassinato no Brasil. Diante de tal exposto, o país que já é visto globalmente como violento, se houver a liberação do porte de armas, a taxa de homicídios irá aumentar, prejudicando vários setores da sociedade como por exemplo a economia, pois as lojas e comércios serão mais afetados por roubos, além dos conflitos e tiroteios decorrentes dos desentendimentos entre os cidadãos. Logo, é inadmissível que cenário de violência e o ideal da liberação do porte de armas continue a perdurar.
Depreende-se portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo, por intermédio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, proteja a população e a mantenha segura, com investimentos em equipamentos policiais, monitoramento mais rígido através das câmeras, mais distribuição de policiais e viaturas nas cidades, e combater com mais força o descontrole do porte de armas, levando em conta as pesquisas feitas na população a respeito da violência, a fim de controlá-la e diminuí-la. Assim, se consolidará uma sociedade mais segura, onde os cidadãos se sentem protegidos, com seu direito à segurança, previsto pela Constituição Federal, intactos e garantidos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
47 Exibições
por AnaK2005
0 Respostas 
60 Exibições
por aiqsono
0 Respostas 
36 Exibições
por Cris20K
0 Respostas 
2258 Exibições
por Manumute
1 Respostas 
275 Exibições
por milenacriss
0 Respostas 
2132 Exibições
por danielamttr
0 Respostas 
68 Exibições
por rafaeloli17
0 Respostas 
39 Exibições
por isas522
0 Respostas 
434 Exibições
por Larahiugkv
0 Respostas 
91 Exibições
por Dudaalucena

O texto precisa ter uma sequência na aprese[…]

A transparência pública se tornou um […]

Durante o ano de 2023, devido ao aumento de assalt[…]

“O maior erro que um homem pode cometer &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM