Em princípio, as pessoas em situação de rua são um grupo díspar, isto é, pessoas que vêm de diferentes situações já vivenciadas. Não apenas negros, mas também homens e indivíduos com ensino fundamental incompleto são os grupos predominantes nessa condição. Além disso, o desprezo é uma das principais dificuldades a serem enfrentadas. Muitas pessoas desvalorizam os sem-teto apenas por não possuírem o que é necessário para ser visível na sociedade, como por exemplo um automóvel ou um imóvel. Portanto, ocorre o caso de falta de empatia. Segundo o filósofo alemão Immanuel Kant, a empatia é uma forma de respeito que consiste em tratar as outras pessoas como fins em si mesmos, e não como meios para o próprio interesse. Ou seja, a empatia é uma forma de ética.
A obra musical ''Morador de rua'', do cantor MC Cabelinho, retrata a realidade dos sem-teto que sofrem com a violência, a fome, o abandono, entre outros. Dessa forma, o cantor usa sua voz para denunciar a situação e fazer uma crítica ao sistema que gera essa desigualdade, que é outro exemplo de dificuldade a ser enfrentada.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Estado combata a violência e a violação dos direitos humanos das pessoas em situação de rua, por meio de ações que garantam a proteção, a segurança, a justiça e a cidadania a fim de garantir que tenham acesso aos seus direitos. Assim, se consolidará uma sociedade mais justa e igualitária.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.