Em primeiro plano, é válido ressaltar a falta de conhecimento, por parte do governo e da sociedade, sobre a cultura desses povos primários. Em decorrência desse desconhecimento, muitos consideram estranho e até ridicularizam algo que para o indígena é parte do seu cotidiano. O sociólogo Pierre Bourdieu dá o nome a isso de Violência Simbólica, que é justamente essa imposição — com ações ou palavras — dos costumes da classe dominante sobre outras classes, oprimindo e julgando o que lhes é incomum.
Por consequência disso, várias produtoras de séries e filmes acabam não colocando pessoas indígenas em suas histórias, e quando o fazem, são extremamente estereotipados, como a personagem Serena na novela “Alma Gêmea” transmitida pela Rede Globo, que é retratada como uma pessoa que constantemente é alvo de piadas por sua fala e modo de se expressar. E essa má representação é extremamente nociva para esses povos, já que sua cultura e costumes diferem do modo como é mostrado nas telas, e isso prejudica o jeito como a sociedade os trata.
Portanto, cabe ao Ministério da Educação — responsável pela formação acadêmica dos brasileiros — achar alternativas para sanar essas problemáticas, através de palestras nas instituições de ensino sobre os indígenas e suas culturas, com o fito de que esses estudantes conheçam mais dos costumes desses povos nativos. Cabe, também, ao governo investir em projetos como a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), de modo que se possa ter mais fundos para auxiliar as tribos e aldeias. Assim, dando uma maior visibilidade a esse grupo social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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