O trabalho de cuidado pode ser formal, informal ou autônomo, entretanto a grande parcela das mulheres que exercem o trabalho de cuidado trabalham de forma informal onde não há assinatura da carteira de trabalho, excluindo essas mulheres de direitos legais garantidos através da assinatura da carteira de trabalho.
Cerca de três quartos do trabalhadores nas áreas de cuidados são mulheres sendo que cerca de 30% dessas mulheres trabalham de forma informal, muitas dessas mulheres sofrem com altas taxas de horas trabalhadas, falta de direito, como, décimo terceiro, e taxa salarial menor que um salário mínimo.
Em decorrência de desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil, os desafios podem ser enfrentados de algumas formas, trazendo, assim, soluções relevantes para combater a invisibilidade do trabalho de cuidado, através de leis para criminalizar aqueles que pagam menos do que um salário mínimo para quem exerce o trabalho de cuidado, mesmo que não tenha a assinatura da carteira de trabalho, reforçar políticas públicas para que através de projetos de divulgação o trabalho de cuidado realizado na sua maioria por mulheres seja visto pela população mostrando que há um valor de grande importância no trabalho de cuidado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.