A negligência governamental é um dos obstáculos que impedem a minimização da ausência dos registros civis. Nessa óptica, de acordo com uma pesquisa feita pelo G1 ( Portal de Notícias da Globo), mais de 2 milhões de pessoas estão sem registro de nascimento em pleno século XXI. É fato que a ausência de medidas por parte das autoridades desencadeia em diversos tipos de problemas a uma nação, já que o Estado deve garantir a devida cidadania a toda a população, embora isso não aconteça. Desse modo, medidas exequíveis são necessárias, a fim do pleno funcionamento da sociedade.
Ademais, outro fator que desencadeia a permanência de um problema em um país, é a ausência de comprometimento por parte da mídia, acerca de um impasse que deve ser minimizado quanto antes. Segundo o escritor Aldous Huxley, os fatos não se tornam inexistentes quando ignorados. Sob essa perspectiva, a ideia supracitada se amplia no âmbito nacional, de tal maneira que a mídia silencia a invisibilidade do registro civil, de modo que o indivíduo, por não se registrar, torna-se incapaz de usufruir dos benefícios que um cidadão devidamente registrado pode. Dessa maneira, em razão do silenciamento das mídias de informação, o problema perdura em solo brasileiro.
Portanto, fica evidente que a negligência governamental e a omissão midiática são prejudiciais para a uma devida diminuição da ausência de registros civis, portanto, é necessário mudanças. Por isso, as escolas devem promover campanhas educacionais, por meio de palestras. Nesse sentido, o intuito de tal maneira é conscientizar o maior número de pessoas e, consequentemente, minimizar a invisibilidade do registro civil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.