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#65960
Ao longo de toda história brasileira, diversos entraves foram encontrados na tentativa de desenvolvimento da nação. Dentre eles, destaca-se, devido à sua recorrência na conjuntura hodierna a invisibilidade do idoso no Brasil. A partir de uma análise desse panorama lamentável, percebe se que ele está vinculado não só à alienação social, mas também à ineficácia do Estado na solução desse infortúnio.
Em primeira análise, é incontrovertível a ineficiência das autoridades na resolução dessa problemática, visto que ele persiste no contexto social atual. Segundo o filósofo e sociólogo iluminista John Locke, esse fato configura uma quebra de contrato social, uma vez que ao revogar o "Estado da natureza", com objetivo de ser governado pelo Estado, os cidadãos esperam que esse amenize as mazelas sociais e promova a igualdade de direitos a todos, o que não ocorre atualmente no Brasil. Desse modo, o contrato é diariamente quebrado posto que há uma grave quebra das leis que protegem os idosos o que, lamentavelmente faz com que o corpo social mais segregado se torna cada vez mais vulnerável. Logo, é inegável que essa situação apenas intensifica, porquanto o governo não age em prol da resolução dela.
Outrossim, a alienação social contribuiu para a persistência da disparidade da invisibilidade dos idosos. A filósofa alemã Hannah Arendt, em "Banalidade do Mal", reflete sobre o resultado do processo da massificação da sociedade, o qual forma indivíduos incapazes de realizar julgamentos morais, tornando-se alienados e aceitando as situações sem questionar. Este pensamento está relacionado a alienação social na qual grande parte da população brasileira está submetida, ocorre devido ao silêncio dos sujeitos sociais em questões prejudiciais às vítimas dessa óbice, desconsiderando a importância de determinados recursos para o cumprimento de seus direitos. Nesse contexto, é essencial superar esses paradigmas que prejudicam diversos indivíduos.
Portanto, cabe ao Ministério da Economia(responsável pela política econômica e projetos que terão investimentos) promover um maior acesso ao conhecimento, através de projetos sociais que incentivem a sociedade a agir para garantir a igualdade de direitos. Também, cabe ao Poder Legislativo(órgão responsável pela criação e cumprimento das leis) realizar uma pena mais severa ao grupo opressor e exigir com mais firmeza o cumprimento das leis cujo objetivo é proteção das vítimas desse cenário nefasto. Com a realização dessa medida, haverá um progresso em direção ao futuro mais justo e humano.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#66478
Por nada.

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Repertório sociocultural (C2): repertorio-sociocultural-c2-t15074.html
Lógica da argumentação (C3): logica-da-argumentacao-c3-t15124.html
Projeto de texto (C3): projeto-de-texto-c3-t15094.html

Bons estudos! ;)

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