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Por indiwaselle
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#63579
A “Atitude Blasé” - termo proposto pelo sociólogo alemão Georg Simmel no livro “The Metropolis and Mental Life” - ocorre quando o indivíduo passa a agir com indiferença em meio às situações que ele deveria dar atenção. Nessa perspectiva, é importante pensar no quanto os idosos são invisíveis na sociedade, visto que o número de pedidos de aposentadoria, números de idosos em abrigos e o abandono está aumentando. Dessa forma, é importante pensar no quanto é necessário trazer esse assunto à tona tal qual analisar os prejuízos para essas pessoas.

De início, é notório destacar o crescimento do envelhecimento da população pois segundo o Portal do Envelhecimento (site do Google) o número de idosos no Brasil teve uma alta de 13,5% e deve atingir 28,2% em 2100. Isso porque fatores como taxa de natalidade alta, questões socioeconômicas e políticas, costumes antigos (como ter muitos filhos) e aposentadoria no INSS em alta são os principais motivos.

Ademais, cabe ressaltar os idosos solitários e abandonados, desemprego, violência psicológica e física cresce atualmente. É evidente que com esses fatos sendo cada vez mais ocorridos, esse problema precisa ser cada vez mais discutidos e apresentados pelas autoridades e pela sociedade que não se importa nem um pouco com a situação.

Com o objetivo de minimizar e alterar esses fatos ganhado espaço, é dever do Governo fazer uma campanha de anti-abandono por meio dos principais órgãos de comunicação. Outrossim cabe a esses órgãos responsáveis a partir da solução da campanha divulgar maneiras para que os idosos se sintam acolhidos e bem consigo mesmos. Dessa forma, “Temos de nos tornar a mudança que queremos ver” Mahatma Gandhi, ativista indiano.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Helenamora
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#63672
Oi, oi!

A sua redação está legal, mas há muito o que melhorar. Fique atento ao uso de vírgulas (há muitos errinhos), de conectivos e, também, à organização de argumentos. Os seus desenvolvimentos não foram bem aproveitados, o que acaba tornando o seu posicionamento genérico e raso. Você trouxe vários dados, mas pouca contextualização... uma dica: aproveite ao máximo as linhas propostas pelo ENEM, recheando os seus desenvolvimentos (é o mais importante), visto que, como pode observar, o seu terceiro parágrafo está menor do que a introdução.

Sobre a C5: bom, você pontuou um agente, uma ação e um meio da ação... porém, não há finalidade (ou efeito), nem detalhamento. :!:
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Por indiwaselle
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#63766
Muito obrigada, Vou tentar melhorar na próxima!
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