Em primeira instância, cabe ressaltar que o descaso da sociedade no que tange às diversas religiões no Brasil, é um dos principais catalisadores da problemática. De acordo com a teoria do contrato social de Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir os serviços necessários para o bem estar da população. Nessa perspectiva, é nítido que a intolerância religiosa poderia ser evitada se o sistema educacional brasileiro abordasse com eficiência o assunto, e tal desinformação causa na população graves consequências. Outrossim, observa-se que várias pessoas criam um prejulgamento relacionado a outras religiões, como as vestes, formas de adoração e comportamentos, questionando se a religião que eles seguem é a certa ou não. Entretanto, por trás de todo esse preconceito existe uma parte da população que só busca algo ou alguém que os proporcione uma vida melhor. Todavia, muitos não dão importância para essa problemática onde observamos ela se prolonga de geração a geração. Assim, enquanto essa desinformação se mantiver a população brasileira só irá contribuir para o aumento dessas intolerância religiosa na sociedade.
Ademais, a irresponsabilidade individual destaca-se para um perigoso legado para o país. Sob essa perspectiva, a série “Anne With E”, através da protagonista alude uma perspectiva altruísta - ou seja, o amor e o interesse pelo próximo. Evidentemente, o indivíduo, imerso em si mesmo, não consegue enxergar o impacto que a intolerância religiosa vem causando, tornando a população mais agressiva e descrente. Além disso, esses fatores têm sido originados pela falta de humanidade dos indivíduos, no que se refere a importância do cuidado com o próximo. Por conseguinte, é essencial enfatizar a necessidade de valores empaticos, para que a população saiba da importância da discussão sobre esse assunto.
Interfere-se, portanto, a necessidade da mitigação dos entraves em prol da diminuição dos impactos que a intolerância religiosa vem promovendo, uma vez que o imbróglio é persistente. Destarte, cabe aos Interlocutores da informação, como noticiário televisionado, canais de imprensa e outras plataformas, promoverem relevância sobre a importância de combater esse preconceito com outros tipos de religiões, por meio de vídeos e debates com pessoas de religiões diferentes, visando conscientizá-los e informá-los sobre a importância de combater esse prejulgamento e conhecerem sobre cada tipo de religião. Logo, somando isso podemos futuramente nos tornar uma sociedade segundo Thomas More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.