Ao se analisar o cenário educacional brasileiro é indubitável que o estado vem falhando no requisito de conscientização da população. "Eduque as crianças e não serás necessário punir o homem", ao fazer esta afirmação, o filósofo e matemático Pitágoras, evidência a importância da educação para a construção de uma sociedade melhor e sem preconceitos. Assim, educando e concretizando as crianças acerca deste tema, é inevitável que haja uma diminuição da intolerância religiosa, há médio e longo prazo, no Brasil.
Ademais, a falta de leis mais rigorosas para barrar este ato institucional é notório. De acordo com o "Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos" nos primeiros meses dos anos entre 2015 à 2019, o números de casos que foram denunciados eram superiores aos cento e sessenta. Sendo assim, faz-se necessário a implementação de leis para que haja um declínio no número de denúncias, uma vez que a intolerância será combatida.
Portanto, medidas são necessárias para solucionar o impasse. Uma das formas para solucionar tal problema é o Governo Federal junto ao Ministério da educação, criarem palestras nas escolas por meio de projetos públicos. Essas palestras iriam ser apresentadas por líderes de outras matrizes religiosas, com a finalidade de conscientizar a futura população adulta. Só assim iremos superar e não repetir o passado, passado esse marcado pela intolerância religiosa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.