Em primeiro plano, é importante compreender que as origens da intolerância religiosa no Brasil surgiram durante o processo de colonização. Nesse contexto, os padres jesuítas, que pertenciam a Companhia de Jesus, catequizavam os indígenas mesmo estes já possuindo seus próprios deuses. Em seguida, a fim de concretizar a missão de levar o evangelho por todo o território brasileiro, os padres começaram a converter os negros em cristãos, fazendo-os abandonar suas crenças trazidas do continente africano. Desse modo, é visível que os escravos e os nativos não tinham liberdade para exercerem seu credo, fato que ocorre até os dias atuais com as minorias religiosas.
Por conseguinte, a população brasileira, de maioria cristã, cresceu aprendendo que o cristianismo era a única crença válida. Em virtude disso, as religiões de matriz africana, bem como o islamismo e o espiritismo, começaram a sofrer com esses ideias fundamentalistas. Um dos casos mais emblemáticos de discriminação ocorreu em 1999, quando a Iyalorixá Mãe Gilda teve seu templo invadido por fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus. Em resposta ao trauma sofrido, Mãe Gilda faleceu no ano seguinte vítima de infarto.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater essas injustiças. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal ponha em prática a lei já existente de n° 10.639, que garante o ensino da cultura e da história afro-brasileira nas escolas, com o objetivo de estimular o respeito no ambiente escolar. Assim, torna-se possível a concretização do artigo 5° da Constituição.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.