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No livro Fahrenheit 451, é apresentada uma sociedade futurística dominada pela tecnologia, mas que é desprovida de conhecimento e reflexão. De maneira análoga, essa tem sido a realidade de muitas pessoas no Brasil, as quais embora estejam rodeadas por informação, têm a capacidade de reflexão e questionamento inibida devido à falta de instrução no uso da internet. Dessa maneira, faz-se jus uma análise acerca dessa conjuntura.

Em primeira análise, é importante destacar a facilidade do acesso à informação proporcionado pela internet como um dos principais fatores responsáveis pela inércia intelectual no Brasil. Assim como cita o filósofo René Descartes: “o conhecimento verdadeiro só é adquirido através do questionamento racional”. Isto é, a enorme quantidade e facilidade de acesso dos mais diversos conteúdos acabaram por sufocar a prática do questionamento, o que acarreta uma diminuição do nível intelectual da sociedade e posterior decadência nos âmbitos políticos e econômicos. Dessa forma, nota-se que é preciso combater essa realidade “distópica”.
Ademais, é imprescindível ressaltar a falta de infraestrutura no âmbito da instrução informacional, em confronto com o que cita o teórico político Thomas Hobbes, em que “o papel do Estado é garantir o desenvolvimento educacional e social digno aos cidadãos”. Assim, ao contrário do ideal, a falta de instrução gera o mau uso das tecnologias da informação, o qual não usufrui das reais potencialidades sociais da internet e, por conseguinte, contribui para o processo de estagnação do pensamento da sociedade. Portanto, medidas que sanem essa carência são necessárias.

Em suma, para resolver essa problemática associada ao impacto negativo da internet na capacidade de reflexão no Brasil, urge que o Ministério da Educação – órgão responsável por políticas educacionais – promova a educação e assistência informacional de forma integral, por meio de investimentos na adaptação das estruturas de educação bem como na formação de profissionais da educação qualificados na área de tecnologia da informação, a fim de orientar a partir da escolaridade o uso consciente da internet, pois com a ciência desde cedo do real e correto uso da mesma, a rede de informação se torna de fato um motor construtivo na sociedade e, têm-se então uma sociedade favoravelmente distante de Fahrenheit 451.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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