Deve-se entender, de início, a razão que leva a internet a controlar os dados do usuário. Isso pode ser entendido por um fenômeno chamado função apelativa, isto é, o foco em chamar a atenção do receptor com o intuito de promover um produto. Ao assistir a um filme sobre ficção científica na "Netflix", por exemplo, o aplicativo criará uma pasta de programação relacionada ao assunto, pois o sistema entende que o usuário se interessa por isso e pretende fazê-lo continuar assistindo. Logo, fica evidente que o que importa para o promotor de um produto online é que o usuário não perca o interesse nele e deixe de utilizá-lo; foca, portanto, em não perder um cliente custe o que custar. Karl Marx deixa isso evidente ao dizer que "O capitalismo, enquanto sistema econômico, é pautadoI na busca de lucros".
Sob o mesmo ponto de vista, devemos avaliar o impacto que tudo isso tem sobre o indivíduo. Segundo uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), quase 70% dos brasileiros utilizaram a Internet no ano de 2016, ou seja, diversas atividades do dia a dia têm relação direta com o mundo digital, como o acesso a informação, estudo, compra, entretenimento, etc. Como os dados são filtrados e o conteúdo manipulado, a sensação de liberdade ao navegar online é falsa e, tudo isso, acaba engessando a mente do usuário com informação controlada e limitada. Logo, fica evidente que esse ato nocivo tem vários impactos negativos na formação natural da pessoa, influenciando sua forma de raciocinar e precisa ser combatido.
Portanto, visando a acabar com esses impactos causados pela filtração de dados exercida pela Internet, medidas fazem-se necessárias. Então, o governo, por meio do Ministério da Educação, deve implantar no currículo escolar uma aula de educação tecnológica (que é de grande necessidade, já que vivemos num mundo onde a tecnologia está por toda parte), com o intuito de conscientizar o indivíduo, desde cedo, sobre os lados negativos da Internet e como utilizá-la responsavelmente. Feito isso, obter-se-á uma sociedade totalmente atenta e capaz de evitar a má influência da manipulação digital.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada