As nova tecnologia de informação, estimula a criatividade, mas em contra partida afeta a escrita dos jovens, em ocorre a troca da linguagem formal pela linguagem informal, dificuldade de codificar e decodificar textos longos, uso excessivo de linguagem abreviada. Contudo, na busca de solucionar o problema da escrita o estudo feito por British Academy e pela Universidade de Concentry, constatou a facilidade dos jovens em soletrar as palavras.
Outro problema que transformou em desafio é desvincular a má influência que as redes sociais causa a escrita. Nesse sentido, de acordo com escritor inglês George Orwell, "a massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa". Sob essa ótica constata se que a influência da mídia necessita ser aliada a escrita, com o objetivo de não atrapalha o aprendizado dos estudantes mas sim somar, para um melhor desenvolvimento cognitivo.
Portanto, é necessária a urgência de ações interventivas com o foto de amenizar a questão. Logo, cabe ao Estado promover palestras conscientizadoras nas instituições e lugares públicos, tais palestras terão como objetivo incentiva a escrita correta língua portuguesa. A fim que seja possível a escrita correta nos meios de comunicação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada