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#78198
Cyberbullying: consiste nas práticas de assédio e violência cometidas no ambiente virtual, principalmente nas redes sociais, caracterizando-se pelas constantes perseguições e intimidações às vitimas. Dessa maneira, percebe-se que o aumento contínuo de usuários da internet no mundo contemporâneo fomenta a expressão desses atos, covardes e maliciosos, fazendo-se necessária a análise de aspectos que auxiliem na resolução de tal problemática.

Em primeiro plano, cabe ressaltar que o bullying na internet torna-se mais expressivo por conta da falta de acompanhamento de pais e responsáveis quanto ao comportamento dos filhos na internet. Nesse sentido, uma pesquisa de 2019 divulgada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) revelou que 37% dos jovens brasileiros já foram vítimas de cyberbullying. Portanto, a presença de um adulto para monitorar o que o jovem faz na internet mostra-se essencial, tanto para ajudá-lo a lidar com a violência sofrida, se for uma vítima, quanto para corrigir os seus atos, se for um infrator. Dessa forma, haveria maior segurança no ambiente cibernético.

Ademais, a possibilidade de criação de perfis anônimos e falsos nas redes estimulam a problemática discutida. Como exemplo, o 3º episódio da 3ª temporada da série Black Mirror apresenta várias pessoas sendo obrigadas por um perfil anônimo a realizarem diversos desafios em troca de não terem dados pessoais, como vídeos íntimos, vazados publicamente. Desse modo, a liberdade de agir anonimamente na rede dá ao indivíduo a coragem de importunar, atormentar e agredir outras pessoas por trás de uma tela, com a certeza de que não será descoberta e punida. Logo, é evidente a necessidade de uma solução para o problema.

Assim, o bullying presente na rede virtual é um problema que deve ser enfrentado. Então, cabe ao Governo Federal, em parceria com plataformas de divulgação, como o YouTube, criar canais de denúncia e de apoio às vitimas de cyberbullying, por meio da própria internet para a disseminação desses canais, com o intuito de aumentar o combate aos que realizam tais práticas, bem como o acolhimento às vitimas. Além disso, as escolas, os criadores de conteúdo e os próprios usuários têm o papel de conscientizar os indivíduos quanto ao respeito ao próximo no meio virtual. Com isso, a segurança e a proteção dos usuários da internet serão garantidas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#78233
pierre064 escreveu:Oi, pessoas que eu não conheço kk, vocês poderiam dar uma olhada na minha redação?
Espero não incomodar. Agradeço desde já!
Podem também me marcar nos texto que vocês fizerem, vou dar o meu máximo pra ajudar.
@3m1ly
@thayolivb
@AlunaKa
@Bia2201
@eurodrigo
@dricaeh
@anasilva1
Oii.
Desculpe, mas não possuo habilidade para correção…
Contudo, agradeço por me marcar. Boa sorte! <3
#78372
Ola, achei seu texto muito bom, você escreve bem. No entanto, acho que você poderia aprofundar mais um pouco sobre o assunto nos argumentos, trazer mais fatos. Na introdução tente trazer a antecipação dos argumentos, para o corretor entender melhor o seu texto!
De uma revisada!!!
Espero ter ajudado
#78812
Olá @pierre064. Aqui está minha correção

1Desvio gramatical
2Desvio ortográfico
3Ausência ou emprego incorreto do sinal de pontuação
4Repetição de termo
5Ausência ou emprego incorreto do conectivo
6Substitua o termo/construção ou remova-o do texto
7Comentário


1Cyberbullying: consiste nas práticas de assédio e violência cometidas no ambiente virtual, principalmente nas redes sociais, caracterizando-se pelas constantes perseguições e intimidações às 2vitimas. Dessa maneira, percebe-se que o aumento contínuo de usuários da internet no mundo contemporâneo fomenta a expressão desses atos, covardes e maliciosos, fazendo-se necessária a análise de aspectos que auxiliem na resolução de tal problemática.

➤ Termos fora da Língua Portuguesa devem ser escritos entre aspas
❯ Elementos da introdução ❮
Repertório sociocultural:
Contraste e pertinência com o tema:
Apresentação das teses:
Estrutura incompleta para redação ENEM


5Em primeiro plano, cabe ressaltar que o 1bullying na 1internet torna-se mais expressivo por conta da falta de acompanhamento de pais e responsáveis quanto ao comportamento dos filhos na 1 4internet. Nesse sentido, uma pesquisa de 2019 divulgada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) revelou que 37% dos jovens brasileiros já foram vítimas de 1cyberbullying. Portanto, a presença de um adulto para monitorar o que o jovem faz na 1internet mostra-se essencial, tanto para ajudá-lo a lidar com a violência sofrida, se for uma vítima, quanto para corrigir os seus atos, se for um infrator. Dessa forma, haveria maior segurança no ambiente cibernético.

❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Finalização:
Estrutura incompleta para redação ENEM


Ademais, a possibilidade de criação de perfis anônimos e falsos nas redes estimulam a problemática discutida. Como exemplo, o 3º episódio da 3ª temporada da série 7Black Mirror3 apresenta várias pessoas sendo obrigadas por um perfil anônimo a realizarem diversos desafios em troca de não terem dados pessoais, como vídeos íntimos, vazados publicamente. Desse modo, a liberdade de agir anonimamente na rede dá ao indivíduo a coragem de importunar, atormentar e agredir outras pessoas por trás de uma tela, com a certeza de que não será descoberta e punida. Logo, é evidente a necessidade de uma solução para o problema.

➤ Ao citar série/filme/livro, escreva-o entre aspas
❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Finalização:
Estrutura adequada para redação ENEM


Assim, o 1bullying presente na rede virtual é um problema que deve ser enfrentado. Então, cabe ao Governo Federal, em parceria com plataformas de divulgação, como o 7YouTube, criar canais de denúncia e de apoio às 2vitimas de 1cyberbullying, por meio da própria 1internet para a disseminação desses canais, com o intuito de aumentar o combate aos que realizam tais práticas, bem como o acolhimento às 4 2vitimas. Além disso, as escolas, os criadores de conteúdo e os próprios usuários têm o papel de conscientizar os indivíduos quanto ao respeito ao próximo no meio virtual. Com isso, a segurança e a proteção dos usuários da 1internet serão garantidas.

➤ Não recomendo utilizar apenas o Governo Federal como agente, pois ele pode ser desconsiderado. Tente usar um Ministério ou um dos três Poderes (Legislativo, Executivo ou Judiciário)
➤ Novamente, termos fora da Língua Portuguesa devem ser escritos entre aspas
❯ Elementos da conclusão ❮
Agente (quem fará?):
Ação (o que será feito?):
Meio/modo (como será feito?):
Finalidade (para quê será feito?):
Detalhamento (para algum dos citados):
Estrutura incompleta para redação ENEM

Ao mencionar a frase "Temos de nos tornar na […]

Em 2019 a grave doença, Covid-19 se alastro[…]

"Chega de fui-fiu"

"Estão vestidas para matar", aque[…]

Geralmente, quando se comete um crime considerado […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

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